Ariel Grunkraut

Burger King dá voz aos haters

Opiniões são sempre bem-vindas, preconceito não.  Esse é o tema da nova campanha do Burger King, que tem como objetivo conscientizar os seus consumidores de que toda opinião é bem-vinda, sendo positiva ou não, mas o preconceito, jamais. Para trazer à tona o tema que é sério, a marca ousou mais uma vez, utilizando como estratégia o Marketing Reverso e deu voz aos haters. O BK mostra que não tem medo de expor críticas recebidas nas redes sociais, uma vez que estas se tratam de opiniões das pessoas. Em seguida, traz comentários de usuários que abordam diferentes preconceitos, para reforçar que uma de suas piores formas é aquela disfarçada de opinião.
“Como marca, o Burger King entende que tem um papel importante de conscientização. Este é um assunto sério e que, infelizmente, ainda precisa ser conversado. Por isso não medimos esforços para mostrar que todos são bem-vindos e entendemos que cada um tem uma opinião diferente. Aceitamos críticas, mas não aceitamos nenhuma forma de preconceito”, diz Ariel Grunkraut, diretor de marketing e vendas do Burger King Brasil.
Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, dados mostram que 7 em cada 10 brasileiros já fizeram comentários preconceituosos e ainda, dos 83% que se declaram não preconceituosos, 72% já fizeram algum comentário ofensivo. “Esses números reforçam o objetivo da nossa campanha que é o de continuar buscando uma maior conscientizaçao das pessoas e o apoio a diversidade” comenta o executivo.
O vídeo, criado pela DAVID SP, começa com posts críticos de consumidores ao Burger King, enfatizando que se trata de opiniões. Em seguida, foram selecionadas frases preconceituosas, todas reais, que aparecem no vídeo para ilustrar que se trata de preconceito. E encerra: “Opiniões são sempre bem-vindas. Preconceito, não.”
“Entendemos que uma das piores formas de preconceito é aquela disfarçado de ´opinião´. E para chamar a atenção a isso, trouxemos opiniões negativas da marca comparados à comentários preconceituosos que circulam nas redes sociais. O Burger King não tem medo de dar a cara a tapa, principalmente se for em prol da tolerância e da diversidade”, diz Rafael Donato, VP de criação da DAVID. A rede não está sozinha nessa causa. Para dar mais força em um assunto tão delicado e que precisa ser discutido, a marca conta com a parceria de três ONGs: AZMina, instituição que produz conteúdo sobre a luta das mulheres; CEERT, instituição voltada para a promoção da igualdade de raça e de gênero; e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT).

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