Business Objects promove CRM com clientes

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A Business Objects tem como forma de relacionamento com os clientes a distribuição de um boletim de notícias, que traz as principais informações sobre as ações relacionadas à empresa, com foco em TI. Distribuída em duas versões – Brasil e América Latina – o boletim é acessado por mais de 3 mil visitantes. A estratégia da empresa foi promover notícias de mercado aos clientes ao trabalhar, ao mesmo tempo, no gerenciamento dessas informações.

Para pôr o boletim em prática, a empresa conta com algumas parceiras. Como especialista em comunicação, a Traço é responsável pelo projeto gráfico, diagramação e montagem das edições, em parceria com a Medialink Comunicação, empresa responsável pelo atendimento ao cliente, planejamento editorial, geração de conteúdos e supervisão geral das edições. E para acesso aos relatórios e promoção de maior relacionamento da empresa junto aos clientes, a B2BiS forneceu a estrutura necessária para medir os resultados do projeto.

De acordo com Renata Watson, sócia-diretora da Traço, “o sistema da B2BiS trouxe a possibilidade de trabalhar na agilidade para envio da newsletter, além de fornecer maior aproximação da Business Objects com os clientes”. Um dos diferenciais do sistema de e-mail marketing disponibilizado pela B2BiS é a facilidade de gerenciamento de mailing e monitoramento das notícias enviadas. Por meio dele, é possível mensurar a repercussão e os indicadores de desempenho do boletim entre os usuários e quais os conteúdos mais acessados. Também pode-se verificar a visitação de cada notícia, o horário em que isso foi feito, falhas de recebimento, e-mails duplicados, além de outras atividades.

“A ferramenta faz com que se entenda e mensure o retorno obtido com o boletim, permitindo conhecer um pouco mais sobre o perfil dos clientes, saber por quais assuntos se interessam e quais as notícias mais lidas. Afinal, marketing também é comunicação”, explica Cláudio Malagoli, gerente Comercial da B2BiS. Ao se avaliar a audiência do boletim, a empresa também exerce o conceito de marketing one-to-one, pois a base de dados gerada serve para construir um conteúdo mais personalizado, que atenda às expectativas dos clientes.