As compras realizadas por meio do comércio eletrônico têm superado as expectativas de segmentos que antes não faziam parte deste nicho de mercado. Exemplo é a C&C Casa e Construção – rede de varejo de materiais para construção, reforma e decoração -, que comemora os resultados positivos nas vendas virtuais de material para construção. A rede oferece a compra direta pelo site, sem precisar da solicitação de orçamentos prévios. O cliente acessa o site, se cadastra e tem acesso a um mix de mais de 45 mil itens. O gerente de comércio eletrônico da empresa, Maurício Grandeza, afirma que o aumento de vendas pelo site foi acima da média geral.
De acordo com o executivo alguns dos fatores responsáveis por esse crescimento são: a comodidade e facilidade que o usuário de Internet tem para realizar as compras, pois não precisa se deslocar até uma das unidades, além do auxilio que o website oferece ao cliente. “Quem faz o pedido é o pedreiro, encanador, engenheiro, ou algum outro responsável pela obra, mas quem compra é o dono da casa, que nem sempre conhece os itens necessários. No site, o cliente pode procurar pelo nome do produto, usando a ferramenta de busca, e achá-lo em segundos”, explica Maurício.
Outra característica que chama atenção é o aumento das vendas para outros estados ou cidades do interior. Mauro Florio, diretor de marketing da empresa, explica que existe essa preferência porque alguns produtos top de linha, principalmente para decoração, sempre chegam primeiro nas capitais. “Uma pessoa que mora em uma cidade do interior do País, entra no site e consegue comprar um acessório de banheiro que não vende em seu estado”, comenta.