Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Cada vez mais otimista

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A expectativa da população com relação à situação econômica do Brasil e do seu lar alcançou em setembro de 2009 o nível mais alto desde janeiro de 2008. Além disso, pela primeira vez desde o ano passado, passa a ser positiva a expectativa de longo prazo na economia do País. Essa avaliação foi feita pela GfK, que mensura a percepção da população por meio de índices por ela desenvolvidos e implementados. No Brasil, eles são calculados com base em entrevistas com mil consumidores aplicadas a cada dois meses em 12 regiões metropolitanas. Os indicadores têm como referência o valor 100, assim quanto mais acima deste valor estiver o indicador, mais positiva é a percepção da população.

 

O sentimento do brasileiro sobre a situação do País nos próximos cinco anos foi o parâmetro que teve o aumento mais significativo em setembro. Desde maio, quando o valor do índice era 84, a percepção era negativa. Em julho, chegou a 89 e, em setembro, atingiu 106. Assim, observou-se pela primeira vez, desde o inicio de 2008, uma percepção positiva sobre os próximos cinco anos. A expectativa com relação à economia do País nos próximos 12 meses também tem aumentado. No terceiro mês do ano o índice somava 114, em maio chegou a 121, em julho 128 e em setembro o indicador alcançou 134, ou seja, já está 18% maior que o índice de março.

 

No mesmo período, o crescimento do otimismo também pôde ser percebido no sentimento do brasileiro em relação à situação econômica de sua casa nos próximos 12 meses. Em março ele era 133, crescendo para 135 em maio; já, em setembro, o índice subiu 6 p.p. (pontos percentuais) versus o valor de julho (137), alcançando 143.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima