Cai movimento do comércio

O Indicador de Movimento do Comércio caiu 0,6% em fevereiro em todo o país, na comparação com janeiro, expurgados os efeitos sazonais, de acordo com a Boa Vista Serviços. Em 12 meses acumulados (fev/13 até jan/14 contra fev/12 até jan/13), houve aceleração de 2% para 2,8%. Na comparação do primeiro bimestre deste ano contra o mesmo período do ano passado, o varejo subiu 7,5%.
Em 2013, observou-se uma desaceleração das taxas de expansão para o varejo como um todo, repercutindo diversos fatores condicionantes, como a queda dos níveis da confiança do consumidor e deterioração macroeconômica. No entanto, apesar de se esperar a manutenção do cenário econômico e consequentemente uma tendência de crescimento mais modesta para o varejo, os resultados de fevereiro sugerem uma perspectiva mais favorável para o setor, a ser confirmado nas próximas aferições.
O setor de combustíveis e lubrificantes registrou o maior aumento em 12 meses, de 3,5%. Na comparação do acumulado no ano houve elevação de 9,5%, enquanto na variação da série dessazonalizada, em fevereiro, houve alta de 0,1% em relação a janeiro. A atividade do setor de supermercados, alimentos e bebidas cresceu 3% nos dados acumulados em 12 meses e 5,7% na comparação do acumulado no ano. Na série dessazonalizada houve elevação de 0,5% em fevereiro.
O segmento de móveis e eletrodomésticos aumentou 1,8% na variação acumulada em 12 meses e 6,1% na comparação do acumulado no ano. Já na comparação mensal dos dados dessazonalizados, houve queda de 4,3%. Por fim, o nível da categoria de tecidos, vestuários e calçados registrou alta de 1,4% em 12 meses acumulados e de 7,9% na comparação do acumulado no ano. Contudo, na comparação mensal dos dados dessazonalizados, a variação entre fevereiro contra janeiro foi de queda de 0,6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima