Caneta especial detecta documentos falsos

0
2

A Magic Pen, uma caneta especial capaz de detectar com precisão cheques, notas e tíquetes falsificados ou clonados, é o novo produto que a Check OK passa a comercializar para varejistas de todo o Brasil. A caneta é semelhante a um marca-texto, só que, no lugar de tinta, possui uma substância química especial capaz de detectar a tarja de segurança existente no papel em que são impressos cheques e tíquetes-alimentação.

“Ao passar a caneta no cheque, em alguns segundos deverá aparecer a palavra nulo ou anulado (ou a logomarca da empresa, no caso dos tíquetes). Essa é a garantia de que os documentos foram impressos em papel com tarja de segurança, atendendo a nova norma do Banco Central em vigor desde 2001”, diz Robson Lopes, um dos criadores do produto.

Lopez destaca que cerca de 5% dos cheques em circulação estão impressos no papel antigo, que não possui a tarja. Por esse motivo, o lojista deve pedir ao cliente outros documentos e não deixar de realizar uma consulta aos serviços de informação de crédito. “Essa situação é apenas passageira, pois em pouco tempo todos os bancos e agências deverão emitir cheques com o novo papel de segurança”, afirma.

No caso de dinheiro, se ao passar a caneta o papel manchar ou borrar, a nota é falsa. “A Magic Pen é capaz de detectar também as falsificações com notas lavadas, pois o composto químico reage com a tinta e não com o papel”, explica Robson Lopes. Ele acrescenta que a verificação também é válida para notas plásticas.