Capital intangível

0
1



O cenário atual, permeado por barreiras como instabilidade financeira, competitividade acirrada e regulamentação abusiva, exige que as companhias busquem constantemente diferentes formas para se destacar no mercado. A tarefa, entretanto, não é das mais fáceis e gera dúvidas que frequentam as mesas de reunião de executivos e CEOs. Entre os questionamentos estão, por exemplo, como inovar para obter mais lucro? E ainda: como ser uma empresa diferenciada e valorizada ao mesmo tempo? As respostas para essas e outras dúvidas estão na administração dos ativos intangíveis e na capacidade das empresas os identificarem, quantificarem e gerenciarem, de acordo com o administrador de empresas e mestre em ciências da comunicação pela USP, José Roberto Martins.

 

Por identificar no mercado uma necessidade de conhecimento das melhores práticas para a avaliação econômica dos ativos intangíveis, e para contribuir com a discussão dos modelos atuais de valoração dos mesmos, Martins lança, pela Integrare Business, o livro “Capital intangível – Guia de melhores práticas para a avaliação de ativos intangíveis”. Com prefácio de Regis Fernandes de Oliveira, doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o título busca levar a visão do pioneiro no assunto através de explicações teóricas, com inúmeros exemplos, além de exercícios práticos para uso recorrente.

 

Ao trazer à tona uma nova proposta de abordagem dos bens visíveis e invisíveis de uma organização, a publicação pretende suprir a demanda por estratégias empresariais que tragam resultados para a empresa e acionistas auxiliando, desde o acompanhamento gerencial destes ativos (do planejamento ao resultado), até o ajuste de orçamentos, avaliação de tecnologias, orientações qualitativas e instruções para o preenchimento das planilhas. “Capital intangível” traz ferramentas que ajudam os executivos a exercer suas atividades com transparência, planejamento e gestão. Afinal, nenhum acionista ou mesmo CEO aceita que recursos sejam investidos ou orçamentos gastos em atividades e projetos sem que haja uma real demonstração dos benefícios para a empresa e do resultado gerado por eles.

 

Ficha técnica:
Capital intangível
Editora: Integrare
Autor: José Roberto Martins
Páginas: 328
Preço: R$ 52