A sinergia entre o marketing direto e o marketing de relacionamento é que faz a diferença nas ações para conquistar e reter o cliente, de acordo com o sócio diretor da MPP, José Luiz Martins. Em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA, o especialista esclarece como as empresas podem avançar com estas ações para atender, da melhor maneira, as demandas dos consumidores, estes cada vez mais exigentes e conscientes do que precisam.
Cliente SA – Existe diferença entre marketing direto e marketing de relacionamento?
Se trata de recursos distintos, no entanto, muito complementares. Utilizado como primeira ação com o cliente, o marketing direto é muito importante para impactar e captar o cliente, que precisa ser tratado de forma diferenciada e exclusiva para se manter ligado à marca ou ao produto. Nesta segunda etapa é que entra o marketing de relacionamento, cujo papel fundamental é reter esse consumidor.
Quais são os principais tipos e formas de marketing direto?
Talvez a ferramenta mais comum seja o e-mail marketing, mas hoje no ambiente web – onde está nossa principal atuação com as lojas virtuais -, as mídias sociais têm sido essenciais. Neste caso, podemos destacar as social web, social app e posts destinados ao marketing de promoção. Vale observar que essas ferramentas são aplicáveis tanto no marketing direto como de relacionamento.
O marketing de relacionamento é a melhor ação para fidelizar o cliente?
Sim, mas ele sozinho não tem efeito, já que o objetivo de uma empresa/loja é aumentar sua base de clientes e fazer mais negócios. Para isso é importante iniciar esse “relacionamento” com o cliente com o marketing direto, cujo objetivo é captar; só depois, com o marketing de relacionamento, é possível reter esse consumidor a partir de ações com caráter exclusivo/personalizados, como ofertas e descontos personalizados e lançamento de produtos.
Como o marketing direto e o marketing de relacionamento podem avançar?
Ambos podem avançar com campanhas mais criativas e, no caso do marketing de relacionamento, cada vez mais personalizadas/exclusivas. A sinergia das ações de ambos é fundamental para a captação e fidelização do cliente e aumento de vendas.
Por isso, é muito importante que as empresas promovam o engajamento de toda a cadeia, do CRM aos canais de venda. Além disso, torna-se imprescindível “ouvir” seu consumidor para depois agir: desta forma, evita-se sufocá-lo com informações irrelevantes e passa-se a oferecer o que ele realmente deseja.