Cartão de crédito em debate

0
6



A Pro Teste Associação de Consumidores está com inscrições abertas para o Seminário Internacional Pro  Teste de Defesa do Consumidor que terá como tema “Os cartões de crédito e o consumidor”. O evento gratuito, será realizado em São Paulo, dia 15 de abril, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. O debate reunirá especialistas brasileiros e europeus para discutir a realidade na Europa e o panorama brasileiro dos cartões de crédito. Em pauta a necessidade de regulação do setor, e a questão da concorrência no mercado, assim como os principais problemas que afetam o consumidor, como práticas abusivas.


Para avaliar o panorama brasileiro dos cartões estarão reunidos José Antonio Marciano, do Banco Central, Felix Cardamone, presidente da Associação Brasileira de Cartões (Abecs), e Hessia Costilla, coordenadora da Revista Dinheiro&Direitos da Pro Teste. José Vieira Dutra Sobrinho atuará como moderador da mesa.


No debate sobre os cartões de crédito e a proteção do consumidor estarão reunidos Ronaldo Macedo Jr, do Ministério Público de São Paulo e professor de Direito da FGV, Roberto Pfeiffer, diretor executivo do Procon SP e professor de Direito da FGV, Leonardo Roscoe Bessa, presidente nacional do Brasilcon, e Aurélio Rios procurador federal. Para moderar, Débora Pierri, do Ministério Público de São Paulo.


A mesa sobre regulação do setor reunirá Luis Schuartz, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Ricardo Morishita Wada, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e o senador Adelmir Santana, autor de um projeto sobre cartões de crédito. O moderador será Fernando Rugitsky, orientador da Clínica de Regulação do Sistema Financeiro do Escritório Modelo de Direito da FGV.


O painel Internacional reunirá Roland Counye, da Associação Belga de Consumidores Test – Achats, um representante da Consumers International e Pedro Moreira , diretor da DECO Pro Teste em Portugal, para mostrar o papel das organizações de defesa do consumidor nessa questão e como são regulados os cartões de crédito na Europa. O moderador será Leonardo Diz , coordenador de Informações e Serviços da Pro Teste.


Serviço
Data: 15 de abril
Horário: 9h às 17h
Endereço: Salão Nobre da FGV – Rua Itapeva, 432, 4º andar, Bela Vista – São Paulo/SP
Informações e inscrição pelo telefone (11) 5573-3595 – ramal 208 ou no e-mail [email protected]