O cartão co-branded é uma excelente ferramenta para reforçar a lealdade do consumidor, pois contribui para o aumento dos níveis de satisfação dos clientes, uma vez que oferece benefícios adicionais aos programas de fidelidade. De acordo com dados da pesquisa “The Loyalty Report”, feita pela consultoria Bond Brand Loyalty, em parceria com a Visa, 50% dos entrevistados brasileiros que estão muito satisfeitos usam mais o cartão.
Além disso, dos cerca de 30 itens avaliados que direcionam à questão da satisfação dos cartões co-branded, 67% estão relacionados à experiência do cliente e somente 33% estão relacionados com os ganhos e as conversões de um programa. Quando perguntados quais os pontos que mais agradam em um cartão co-branded, os consumidores brasileiros destacam nessa ordem: possibilita a interação por celular, oferece personalização e o programa corresponde às minhas expectativas sobre a marca.
“As pessoas valorizam muito as experiências e eventos exclusivos. Existe uma predisposição de aumento da lealdade dos clientes que possuem cartões co-branded que oferecem benefícios não apenas para as compras realizadas no próprio estabelecimento, mas também em outros segmentos. Vemos que quanto mais o cliente usa o cartão de crédito em várias compras do dia a dia, maior será sua participação na carteira e mais transações fará”, explica Rafael Littieri, diretor da Visa.
Além disso, o “The Loyalty Report” ressalta que 87% dos consumidores brasileiros estão mais propensos a recomendar marcas com bons programas, e 75% costumam concentrar as despesas ou escolhem onde e quando consumir para maximizar os pontos ou benefícios. O estudo também mostra que 13% dos clientes no Brasil nunca resgataram algum benefício, seja utilizando milhas para comprar passagens ou tendo acesso a um desconto exclusivo de algum cartão co-branded de varejo. Os portadores que já fizeram algum resgate com cartões co-branded estão em média 2x mais satisfeitos do que aqueles que nunca fizeram. E os clientes que atingiram uma meta pessoal estipulada por meio de um resgate, costumam estar ainda mais satisfeitos dos que não tinham um objetivo.
Já em sua segunda edição na América Latina, os dados foram analisados entre os meses de setembro e dezembro de 2018, ouvindo mais de 11 mil consumidores em 7 países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá e Peru. No caso do Brasil, foram avaliados mais de 30 cartões co-branded, 40 programas de fidelidade em mais de 2.200 entrevistas, entre setembro e outubro.