O celular já se tornou acessório “obrigatório” entre os brasileiros. Os mais recentes dados do painel ComTech, da Kantar Worldpanel, mostram que 94% dos brasileiros possuem um celular, e que ele já atingiu praticamente toda a população do país, abrangendo todos os níveis socioeconômicos e faixas etárias. Os smartphones, em especial, continuam em franco crescimento, atingindo hoje mais da metade da população brasileira.
A troca de mensagens instantâneas é um dos principais usos dos aparelhos móveis: 83,3% dos lares monitorados disseram usar aplicativos de mensagens instantâneas, uma alta de 9,8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Também houve aumento considerável entre os lares que declararam usar os celulares para assistir vídeos online (55% em 2016, aumento de 25pp) e para realizar vídeo chamadas (30,4% em 2016, aumento de 6,9pp). O uso do email, tanto para se comunicar quanto para se informar, e a necessidade do GPS dos celulares para navegação, foram outros usos em destaque.
Mais do que fazer chamadas, o smartphone hoje é um canivete suíço para o brasileiro, com diversas utilidades. Ainda que a faixa até 1 mil reais seja a mais popular – representando 72,2% dos smartphones vendidos no último ano – é notável o interesse do público por aparelhos mais premium, com custo acima dos R$ 1 mil.
“Hoje podemos nos conectar com as pessoas através de aparelhos móveis desde o momento que elas fazem a compra, entendendo que marcas ou produtos eles gostam (e também os que não gostam), compreendendo como e quando elas interagem com as marcas, chegando até a esmiuçar seu comportamento digital e como saber como se sentem, ao analisar informações vindas de wearables que monitoram a saúde e o bem-estar. Existem muitas possibilidades e elas só vão crescer cada vez mais”, complementa Mardien Drew, diretora de dispositivos móveis e da incubadora de novas tecnologias da Kantar.