A CertiSign, empresa certificadora que elabora processos personalizados de confiança para redes, baseados em certificados digitais – foi contratada pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) para implementar novos serviços de tecnologia que garantem maior segurança às transações online realizadas pelos clientes da instituição financeira. A iniciativa integra um projeto de modernização das operações remotas do Banestes, que prevê o lançamento de uma versão atualizada do seu Home Office Banking.
O Banesfácil NetBanking, acesso à conta bancária via internet dos clientes Pessoa Física do Banestes, passa a contar com certificado digital para o modelo “PKI Gerenciada Full”, oferecendo aos seus clientes internautas uma credencial importante para garantir identificação, sigilo e integridade, impedindo, assim, o repúdio de transações digitais. Antes desta solução, para adquirir uma assinatura digital, os clientes tinham que solicitar na agência e aguardar 48 horas para utilizar os serviços online com segurança. Com a nova solução da Certisign, o cliente baixa o seu certificado automaticamente após a requisição.
O projeto desenvolvido para o Banestes conta com os produtos PKI Gerenciada Full e GoSecure! para aplicativos web, cujo uso disponível será a Personal Trust Agent (PTA) de acesso via certificado digital. Inicialmente, será implementado um projeto-piloto para que os funcionários do banco que utilizam o sistema testem a solução. Em agosto, começa a segunda fase de implementação, que abrange a base de clientes. A expectativa é de que, até o fim do ano, 12 mil pessoas já estejam utilizando o serviço.
Celso Nunes de Almeida, gerente do Departamento de Canais Eletrônicos do Banestes, explica que, sem o certificado digital o cliente não consegue realizar transações de transferência de fundos. Sem usar a tecnologia da CertiSign, os usuários do Banesfácil NetBanking só conseguem fazer consultas, como conferência de extratos e saldos. Segundo o gerente, o Projeto Banestes de migração para o Verisign PKI Gerenciada Full faz parte de um programa de incentivo ao uso de canais eletrônicos Banesfácil. “Nossa experiência com o lançamento do Internet Banking certificado pela Certisign consolidou a convicção da eficácia de segurança do produto. Nesse período nunca tivemos uma invasão ou transação repudiada em nosso site. Buscamos com essa migração oferecer um produto mais acessível ao cliente e popularizar o uso do Banesfácil Net Banking”, explica Almeida.
Regina Tupinambá, diretora de Marketing da CertiSign, explica que em 1998, quando a empresa ainda era uma certificadora que operava com tecnologia própria e a Certificação Digital era incipiente no Brasil, o Banco do Estado do Espírito Santo percebeu a importância desta tecnologia. Vem daí a parceria entre o Banco e a CertiSign. “Hoje, satisfeitos com o êxito do projeto, o Banestes está migrando da plataforma CertiSign, puramente brasileira, para a da VeriSign, a quem nos afiliamos em 1999”, avalia a diretora. “Com isso, o Banco moderniza suas operações, dá continuidade à sua proposta de oferecer segurança e comodidade aos clientes usuários de internet e ratifica a escolha da certificadora digital que viabiliza esta política”, diz Regina.