Há mais de cem anos no mercado, a Cia. Hering é uma das maiores empresas do setor de moda casual do País. Atuando com cinco marcas – Hering, Hering Kids, PUC, Hering for you e Dzarm, a Companhia inclui linha de vestuário e acessórios de moda e básicos para os públicos feminino, masculino e infantil. Tem, ainda, uma rede de distribuição que abrange lojas próprias, franquias, webstores e varejo multimarcas. Em 2013, prevendo um crescimento das vendas online, a empresa decidiu investir em uma nova plataforma tecnológica para expandir e inovar suas vendas pela Internet. “A atualização tecnológica é essencial para apoiar o negócio da Cia. Hering e queríamos uma plataforma altamente eficiente para que nossos consumidores tivessem uma experiência de compra inovadora e se sentissem atraídos e satisfeitos com este canal”, destaca Sandro Bertotti, gerente de tecnologia de informação e telecom da Cia. Hering.
Ele, então, lembra que uma das principais metas da empresa era otimizar as interações com os consumidores no e-commerce, bem como nas redes sociais e dispositivos móveis. “Sincronizando todas as nossas marcas em único canal de e-commerce”, diz. Para conseguir ser uma empresa a oferecer a possibilidade de navegar e fazer comprar por diferentes sites com um único carrinho, a Cia iniciou, em 2013, um processo de análise de soluções tecnológicas do mercado. “Optamos por fechar contrato com a SAP, para implementação do SAP Hybris, que se mostrou capaz de atender a todas as nossas expectativas”, complementa Bertotti.
Com a ferramenta, a empresa ainda pôde unificar seu catálogo de produtos para gerenciar de forma ainda mais eficiente suas demandas, bem como facilitando no pagamento – como quitação pelo valor total ou separadamente por marcas. “A tecnologia multicanal da solução SAP Hybris está permitindo à Cia. Hering contar com uma maior integração de todos os canais de relacionamento, promoção, vendas e serviços, físicos e virtuais”, destaca Rodrigo Marcondes, vice-presidente de vendas para soluções de relacionamento com clientes e comércio da SAP. “A ferramenta proporciona uma visão única dos clientes, produtos, pedidos, uma maior assertividade no controle de estoque e interações dos clientes com as marcas, promovendo uma experiência de compra diferenciada.”
O kick off do projeto ocorreu no começo de 2014, com a implementação a cargo das parceiras especializadas da SAP, Resource e FH, e da Elo Digital, e a participação de colaboradores da Companhia, totalizando 20 pessoas nos momentos de maiores entregas. O projeto foi dividido em ondas e a primeira delas aconteceu na Dzarm. A segunda onda, que abrangeu a marca Hering, foi concluída em cinco meses, em outubro, a tempo de atender uma reivindicação da empresa: “precisávamos contar com o go live antes da Black Friday, um de nossos marcos mais importantes de vendas”, conta o gerente. A última onda foi finalizada em abril de 2015, com a incorporação da PUC ao sistema.
Segundo Bertotti, os resultados obtidos com o SAP Hybris têm sido excelentes. No ano passado, o comércio online representou 1,7% do total realizado pela Companhia”, afirma. “E seis por cento das compras efetuadas pela Internet tem sido feitas pelo carrinho unificado”. Não por menos há projeto de expansão desse canal.