CIEE/RS aprimora atendimento com banco de dados CA

0
0

Para apoiar os estudantes, o Centro de Integração Empresa-Escola do RS – CIEE/RS desenvolve um trabalho de inter-relação das informações de cerca de 10.000 empresas e 70.000 alunos cadastrados e ativos em sua base de dados de Porto Alegre. Para armazenar e gerenciar todas essas informações, o CIEE/RS utiliza o banco de dados Advantage Ingres, fornecido pela Computer Associates (CA). Desde a implementação da solução, o CIEE/RS aumentou a produtividade de seus técnicos de desenvolvimento em 80% e obteve melhora do índice das vagas de estágio preenchidas.

De acordo com Nilson Ayala, gerente de informática do CIEE/RS, antes de migrar em 1998 sua base de dados para o Advantage Ingres, a instituição utilizava uma solução Cobol. Com o crescimento da quantidade de informações armazenadas, o produto já não atendia as necessidades de administração e gerenciamento de dados, além de ser muito difícil de programar. “Precisávamos de uma ferramenta que nos permitisse agregar as duas características – gerenciamento de dados e facilidade de desenvolvimento de aplicações – e que fosse portável para ambiente Unix”, explica o gerente.

Após a implementação do Advantage Ingres, o CIEE/RS conseguiu migrar os dados do Cobol utilizando o pré-compilador da CA para substituir os comandos de leitura e gravação de arquivos para comandos SQL, o que facilitou e agilizou a conversão. “Hoje temos toda a nossa base de dados contida neste produto e também todas as aplicações do sistema de produção – que é o estágio”, afirma Ayala. Entre as aplicações desenvolvidas com o Advantage Ingres estão o Sistema Informatizado de Estágio (SIE), responsável pelo negócio do CIEE/RS; o Sistema de Cadastramento de Profissionais; e um Sistema de Controle de Comunicação Interna. “Estamos desenvolvendo um Sistema de Controle de Solicitação de Materiais que utilizará o Advantage Ingres para armazenamento de dados e a tecnologia Java para apresentação dos mesmos em qualquer browser”, adianta.