CIEE-RS inicia projeto de BI

0
1


Integrar ao dia-a-dia um completo sistema de apoio às decisões estratégicas. É esse o objetivo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) do Rio Grande do Sul, no processo de implantação de uma solução de Business Intelligence. Responsável pelo gerenciamento de 17 unidades operacionais e de 119 pontos de atendimento no estado, o CIEE-RS acaba de finalizar a primeira etapa do projeto, sob responsabilidade da DBC Company. No pacote estão 6 produtos de BI da MicroStrategy.

A princípio, as soluções serão utilizadas nas áreas de produção, incluindo estudantes, empresas, escolas, ofertas de estágio, entre outros, devendo migrar para os setores financeiro e administrativo a partir de março. O projeto permitirá que a empresa agilize a produção de relatórios, reduzindo drasticamente o tempo dispensado para a tomada de decisão. “Nosso principal objetivo era otimizar a produção de relatórios que eram solicitados pela alta direção da empresa. Documentos que demoravam uma semana para serem produzidos, serão feitos na hora”, diz a supervisora de tecnologia da informação do CIEE-RS, Nadia Scapin Bertini.

O processo de escolha da tecnologia começou em março de 2005 e durou cinco meses. Sete empresas foram analisadas. “Escolhemos a MicroStrategy porque além de ser uma solução reconhecida mundialmente, tivemos o incentivo da DBC Company aqui de Porto Alegre. A consultoria acompanhou de perto todo o projeto e forneceu até um protótipo para avaliarmos o funcionamento”, completa Nadia.

Por enquanto, dez licenças de acesso foram adquiridas para uso das novas soluções implementadas na empresa. A partir de março o número de licenças deve chegar a trinta. O data warehouse que hoje tem 13 GB, está previsto para chegar a 40GB, incorporando os dados migrados do departamento financeiro.