Cimcorp investe em centro de operações

0
1



A Cimcorp, integradora e provedora de soluções de tecnologia da informação e outsourcing, investiu R$ 3,2 milhões na inauguração de um centro de operações que a apoiará na expansão da oferta de infra-estrutura como serviço (IaaS). Trata-se de um modelo de investimento criado pela empresa no primeiro semestre de 2008 que permite às grandes e, especialmente, às médias, o acesso a ambientes completos e atualizados de TI, sem a necessidade de investimentos iniciais pesados.

 

Por meio do modelo, a integradora vem desenvolvendo projetos que abrangem a comercialização não apenas dos produtos de hardware e software, mas também de toda os serviços de manutenção, segurança, gestão, monitoração e suporte exigidos para a obtenção de serviços finais de TI seguros, integrados e continuados, com atualização tecnológica do ambiente de TI frente às demandas do negócio. Todos estes recursos tecnológicos são encapsulados como um serviço de TI e transformados em um investimento com pagamentos mensais. “Com IaaS é possível para as empresas pensarem em termos de serviços finais de TI necessários para a operação dos processos de negócio e não mais em recursos de infra-estrutura”, diz Tadeu Fucci, presidente da Cimcorp.

 

O centro de operações está localizado no prérdio da Cimcorp no Morumbi e prestará três serviços específicos. O primeiro deles é o monitoramento completo do ambiente de TI, envolvendo disponibilidade dos serviços e das redes, controle de todos os aplicativos e tráfego, além do suporte local e remoto. O segundo é o estudo da capacidade do ambiente de TI (também chamado de Capacity Planning). O terceiro serviço será baseado em CMDB (Configuration Management Database – Base de Dados para Gestão da Configuração), voltado para a organização das informações sobre infra-estrutura de TI, envolvendo plantas, layouts, configurações de sistemas, processos de negócio e usuários, entre outros.