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Cinco tendências para o varejo

O mercado de consumo vem passando por grandes mudanças nos últimos anos, principalmente no varejo. Novas tecnologias tem impactado de forma profunda as empresas do setor. Esse ano não deve ser diferente, por isso, Jean Klaumann, vice-presidente de operações da Linx, listou as cinco principais tendências que devem nortear o varejo em 2018.
1. Omnicanalidade ou omnichannel
Hoje em dia, é normal que as pessoas pesquisem pela internet e façam compras no varejo físico. Neste cenário, o conceito consiste na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. As principais vantagens desta integração são redução de custos de frete, tempo de entrega, ganhos fiscais, maior conversão de vendas, geração de fluxo em loja, além de uma gestão de estoque mais inteligente.
 
2. Reengajamento no e-commerce
No ambiente virtual, é comum que consumidores busquem produtos, adicionem ao carrinho, mas não finalizem a compra. Sistemas de retargeting são capazes de reverter este abandono, trazer o usuário de volta para o site e recuperar vendas consideradas perdidas.
3. Migração para a nuvem
O varejo está em uma busca constante de eficiência na gestão de seus processos e atividades. A solução para isso pode estar na nuvem. Atualmente, já existem lojistas apostando neste modelo.
4. Big data, data lake e inteligência artificial
O principal benefício de trabalhar com informações em nuvem é a criação de um grande banco de dados alimentado em tempo real. Com isso, varejistas podem conhecer melhor seus consumidores, entender o perfil e comportamento de cada um e oferecer produtos e serviços personalizados por meio de ferramentas de inteligência artificial.
5. Chatbots
Com toda essa evolução nos processos internos e de vendas ao consumidor final, é natural que a gestão do relacionamento com o cliente também se torne mais inteligente. Provedores de tecnologia para o varejo já permitem que lojistas prestem assistência por meio de ferramentas online, com destaque para as redes sociais. Desta forma, a tendência é que a automatização do atendimento siga crescendo e mais problemas sejam solucionados em tempo real.

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