Cine Maior Idade

0
1



Um livro direcionado ao bem-estar do cidadão idoso para servir de exemplo a instituições e governos. Esta é a proposta do livro Velhices: Experiências e Desafios nas Políticas do Envelhecimento Ativo, que reúne as melhores práticas de atuação para idosos, entre eles o Cine Maior Idade, e tem lançamento previsto hoje, 26 de abril, a partir das 14h30, no Instituto de Saúde, em São Paulo.


Desde a sua criação, em 2006, o projeto tem apoio do grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre. “O compromisso com o bem-estar da população idosa é um dos focos de atuação do grupo BB e Mapfre que, por meio do reconhecimento documental recebido da Secretaria Estadual da Saúde, reforça o seu papel de empresa indutora de políticas públicas. Em nosso dia-a-dia, trabalhamos continuamente para promover e incentivar o desenvolvimento de ações voltadas ao envelhecimento ativo desse público, o que significa manter a cabeça e o corpo em harmonia, em linha com a proposta do Cine Maior Idade”, destaca Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre.


Envelhecimento da população
Resultado do aumento da expectativa de vida, o envelhecimento da população brasileira é uma tendência que deve perdurar por pelo menos mais duas décadas. Segundo estudo do Banco Mundial, o percentual de brasileiros com mais de 65 anos passará de 7% para 14% da população total em apenas 21 anos (de 2011 a 2032) – processo que levou 69 anos para ocorrer nos Estados Unidos (de 1944 a 2013) e 115 anos na França (de 1865 a 1980).


Cine Maior Idade
O Cine Maior Idade é parte do conjunto de ações para contribuir com a promoção do bem-estar de idosos por meio da linguagem cinematográfica como instrumento de integração social. A iniciativa é composta por capacitações para profissionais e sessões de cinema para esse púbico, que visam proporcionar uma experiência relevante aos participantes. Em 2012, mais de 9 mil idosos foram beneficiados com as atividades.