A Claro anunciou o seu novo posicionamento de marca, começando com nova fase em sua história. De início, a empresa pretende conversar com o consumidor de forma a lembrá-lo da importância de que viver é mais do que só estar presente, assim, pretende que as pessoas despertem para a vida. O primeiro trabalho de comunicação nesta fase traz o conceito “Não deixe a vida para depois”. A campanha ainda apresenta a nova assinatura institucional, “Claro. É você quem faz o agora”.
“Entendemos que o nosso papel é promover entretenimento, produtividade e conhecimento, permitindo que as pessoas vivam plenamente o seu momento, utilizando a tecnologia como a sua grande aliada”, explica Carlos Zenteno, presidente da Claro. O executivo ressalta ainda que o maior objetivo é oferecer melhor experiência em serviço, aproximando os mais de 69 milhões de clientes a tudo aquilo que é importante em suas vidas.
O projeto de planejamento e criação do reposicionamento da marca levou cerca de um ano e teve como fases: estudo de mercado e da concorrência no Brasil e no mundo; entrevistas em profundidade com os principais executivos da operadora (Brasil e México); entrevistas com formadores de opinião e workshops; criação de conceitos; pesquisa; criação de campanha e pré-testes. “A legitimidade deste projeto está, justamente, no fato de ter sido construído com o envolvimento de todos os públicos que se relacionam com a marca, especialmente os seus clientes, por meio de um profundo processo de pesquisas de mercado presente em todas as fases do projeto”, conclui Zenteno.
Além disso, também foram desenvolvidos metodologia de branding, campanha de endomarketing, guia de marca, identidade verbal e visual, brand video, manifesto de marca, projetos especiais. Tudo novo. O trabalho foi colaborativo envolvendo não apenas a agência e o marketing da Claro, mas todos departamentos da empresa.