O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Clausewitz On Strategy: pensamento estratégico para os negócios

Como pode uma obra do século 19 sobre tema militar responder às necessidades do mundo de negócios de hoje?

No caso do livro On War, de Carl von Clausewitz, as lições nunca foram tão relevantes. Clausewitz, um general prussiano e filósofo da guerra, foi lido por muitos dos preeminentes líderes da história: Eisenhower, Patton, Lenin e Mao Tsé-Tung. Agora, as mesmas percepções que Clausewitz oferece para a estratégia bélica estão acessíveis para o estrategista reflexivo no mundo dos negócios.

Em Clausewitz on Strategy, escrito por Tiha von Ghyczy, Bolko von Oetinger e Christopher Bassford, do Instituto de Estratégia do The Boston Consulting Group, foram extraídas as passagens mais relevantes e atuais da obra de Clausewitz On War. O leitor recebe uma referência para sua auto-educação sobre a natureza dos conflitos e como os duradouros princípios de Clausewitz podem conferir mais autonomia no desenvolvimento de métodos de pensamento estratégico, aplicáveis a uma gama variada de negócios e interesses.

O livro faz um resumo sobre as influentes teorias de Clausewitz. Ao reorganizar o fluxo do texto da obra do estrategista para enfatizar os pontos-chave, os autores oferecem aos leitores a completa exploração de questões complexas como conflito de vontades, dinâmica e elementos da estratégia, ataque e defesa e atritos.

Conseguem enxergar pela retaguarda da mensagem militar de Clausewitz e desenterrar as numerosas lições de negócios, igualmente aplicáveis aos executivos, gerentes intermediários ou qualquer pessoa interessada em desenvolver um senso mais agudo de pensamento estratégico.

Conforme demonstra o livro, os ensinamentos são mais importantes do que nunca para os estrategistas de negócios diante das instabilidades do ambiente atual. Segundo acreditava Clausewitz, a mesma instabilidade que dá àqueles dotados de paixão, grandiosidade e criatividade a motivação para engendrar meios revolucionários de pensar e agir.

O livro chega ao Brasil no início do próximo ano e já pode ser adquirido pela internet, no original em inglês, no site da livraria Amazon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima