A confiança do consumidor brasileiro está praticamente estável em relação a janeiro, segundo o Índice Nacional de Confiança da Associação Comercial de São Paulo (INC ACSP/Ipsos) de fevereiro, que apontou também que ele está mais cauteloso com relação à sua situação financeira e mais seguro no emprego. O INC foi de 145 pontos em fevereiro, ante 143 em janeiro e 152 pontos há um ano.
“O consumidor brasileiro não vê problema no tocante ao seu emprego. A cautela é na sua situação financeira pessoal atualmente – há um ano, essa situação era melhor”, avalia Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Facesp.
Dos consumidores ouvidos em fevereiro, 42% declararam que se sentem seguros no emprego, mesmo patamar de janeiro (43%), mas superior aos de fevereiro do ano passado (39%). Teve ligeira queda o número médio de pessoas desempregadas conhecidas dos entrevistados. Em fevereiro, eram 3,3 pessoas, enquanto em janeiro eram 3,5 e, há um ano, 3,3 pessoas.
Dos entrevistados em fevereiro, 46% consideraram boa sua situação financeira atual, ante 44% no mês anterior e 50% há um ano. Já a visão dos consumidores quanto à sua situação futura está estável: 52% opinaram em fevereiro que sua situação financeira futura vai melhorar, mesmo patamar de janeiro e de fevereiro do ano passado.