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Cliente pessimista

Em abril, o consumidor brasileiro se mostrou mais pessimista do que no mesmo período de 2013 e 2012 no que se refere à sua situação financeira futura e sua segurança no emprego. A informação está no Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), elaborado pelo Instituto Ipsos. Os pesquisadores perguntaram se os consumidores achavam que sua situação financeira iria melhorar e 47% disseram “sim”. Essa situação é estável ante março (48%), mas em abril de 2013 a parcela era de 55% e, em abril de 2012, eram 60%. “Essa piora em relação aos anos anteriores decorre do período de estiagem, que eleva o preços dos alimentos e traz incertezas quanto ao abastecimento de água e energia elétrica”, afirma Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Em abril, 35% dos entrevistados responderam que se sentiam seguros no emprego, ante 37% em março, 44% em abril de 2013 e 45% em abril de 2012. Também chamou a atenção no INC o número de pessoas conhecidas dos entrevistados que perderam o emprego: em abril, a média de pessoas conhecidas que perderam o emprego era de 4,2, ante 3,6 em março e 2,9 há um ano. A razão é que a economia tem crescido pouco e o ritmo de criação de vagas de emprego vem desacelerando.
De uma forma geral, o INC foi de 138 pontos em abril – estável ante março (137). Em abril do ano passado, o INC era de 156 pontos.  Nesse último mês, seguraram o índice as regiões beneficiadas pelo bom desempenho do agronegócio. No grupo de regiões Norte/Centro-Oeste, o índice saltou 14 pontos: foi de 164 pontos em março para 178 em abril. No Sul subiu 10 pontos, passando de 154 pontos em março para 164 em abril. No Nordeste, o índice teve pequena oscilação, crescendo 3 pontos (de 120 para 123). Já no Sudeste o INC ficou em 134 pontos ante 137 em março, afetado pela estiagem.

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