Clientes continuam otimistas



A Abre (Associação Brasileira de Embalagem) divulga os resultados da pesquisa “Para onde caminha o consumidor? Como o universo das embalagens interage com as necessidades e características dos consumidores de hoje?” realizada pela Latinpanel, instituto de pesquisa de consumo da América Latina. Os resultados apresentados apontam as atuais tendências de consumo no Brasil, abordando as mudanças nas características da população brasileira e a interação da embalagem com o consumidor. Tathiane Frezarin, gerente de novos negócios do Instituto, explica que estes dados são os primeiros resultados auditados após o início da crise mundial e mostram como o consumidor lida com as divergências de informações, que interferem na percepção de como a crise altera o consumo.

 

De acordo com o estudo, o Brasil é um país que possui consumidores altamente otimistas em relação a sua própria situação econômica, mesmo com a crise.  Em junho de 2008, 95% dos consumidores acreditavam que sua situação econômica era melhor ou igual ao ano anterior. Em dezembro do ano passado, 90% avaliaram sua situação como melhor ou igual e, em fevereiro de 2009, 77% ainda estimaram sua situação como melhor ou igual ao ano anterior, número que apesar do decréscimo é considerado alto. Outro dado levantado foi o de que o consumidor decide suas compras buscando preço/promoção.

 

A pesquisa engloba todo o Brasil, considerando os 44 milhões de domicílios, dos quais 20,9 milhões têm a presença de crianças até 12 anos, 2,3 milhões tem empregada doméstica, 13,4 milhões são independentes, ou seja, possuem pessoas morando sozinhas ou sem filhos e 2,4 milhões são de pessoas separadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima