Clientes exigentes

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Autor: Fabio Passerini

 

Programas de relacionamento para públicos de alto poder aquisitivo, grande responsabilidade empresarial e forte senso de mercado são complicados a princípio. Nestas ocasiões, lidamos com um grupo acostumado a um tratamento diferenciado, produtos de alta qualidade e experiências únicas. Esses clientes frequentam lugares de alto padrão e se permitem o consumo de bens e serviços exclusivos.

 

Por isso é fundamental tratar cada programa destes com muito cuidado, pois fórmulas vencedoras para outros públicos e mercados podem não funcionar para este público e mancharem sua marca ou seu produto.

 

O conceito de “menos é mais” cai como uma luva neste caso: o exagero, o alarde, a promoção, não combinam com o alto padrão. Basta entrarmos em uma loja popular de eletrodomésticos e depois em uma loja de jóias finas. A diferença está em todo lugar, desde a decoração, a quantidade de produtos expostos, o tipo de chamada, a localização de preços e principalmente a postura do pessoal da loja.

 

Tudo isso deve ser refletido em um programa de relacionamento, o mesmo cuidado com detalhes, com o que oferecemos, mantendo-se a aura de exclusividade e relevância deste público.

 

A palavra chave em programas desta natureza é “distinção”. Temos que focar a comunicação, o conceito, o contato com os participantes, prêmios de reconhecimento e recompensa e principalmente o espírito dos envolvidos pela distinção.

 

Costumo dizer que antes de pensarmos, criarmos ou mesmo apresentarmos um programa destes, temos que elevar nossos espíritos, inclusive buscando um distanciamento do cotidiano, das idéias prontas e dos padrões adotados habitualmente, permitindo um fluxo ideal de inspiração.

 

Isto é necessário porque é muito difícil emocionar este público, tocá-lo de forma efetiva e consistente. É um cliente que não se impressiona facilmente.

 

Um exemplo forte e discordante do habitual é não fazermos um lançamento formal nem criarmos um nome ou slogan de um programa de relacionamento de alto nível, o que nos exige um planejamento mais detalhado e rigoroso das ações e um cuidado excepcional com os momentos em que haverá contato com os participantes.

 

Desta forma podemos criar e manter uma aura de distinção em tudo que fazemos e realmente alcançar o sucesso esperado.

 

Fabio Passerini é diretor da Ótima Solução em Marketing.