Cobasi aumenta lucro com email marketing

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A Cobasi, há seis anos, vem apostando no e-commerce como forma de impulsionar vendas e o relacionamento com os clientes e, há dois anos e meio, passou a utilizar a solução de e-mail marketing da Salesforce Marketing Cloud. Como resultado da parceria, empresa de produtos para animais aumentou o faturamento em 207% por cada e-mail disparado. Além disso, a taxa de abertura de e-mails aumentou em 120%, a taxa de entrega das mensagens passou de 98,90% para 99,57% e os números de bounce caíram de 1,10% para 0,43%. “Cerca de 80% dos e-mails que enviamos são relacionados a marketing de relacionamento, como avisos sobre aberturas de lojas e promoções em datas comemorativas”, explica Gustavo Ribeiro, gerente de e-commerce da Cobasi. “Também investimos em mensagens de depreciação de produtos. Por exemplo, avisamos aos clientes fidelizados que se aproxima o momento de comprar mais ração para seu cão, de acordo com a quantidade do produto que eles haviam adquirido anteriormente”, explica.
Na edição do Black Friday de 2014, Ribeiro destaca a diferença nos resultados obtidos, que houve um aumento de 208,16% no número de transações, com relação à edição de 2013, por conta da solução da Salesforce. “O email marketing foi o canal que mais nos deu retorno”, aponta. Além disso, a representação de faturamento durante o evento passou de 21,37% em 2013 para 32,17% em 2014. Além disso, o Salesforce Marketing Cloud também permitiu à Cobasi criar réguas de relacionamento com os clientes e, como resultado, a empresa varejista diminuiu o tempo de segmentação das bases de clientes, aumentou a segurança da informação e reduziu erros.
Para o futuro, a Cobasi planeja utilizar a ferramenta de e-mail marketing para enviar trechos do conteúdo das revistas destinadas aos clientes fidelizados, disponíveis nas lojas físicas, assim como partes do material que será criado para um blog da empresa. “A Salesforce, hoje, é um grande parceiro que nos fornece informações, treinamentos e proporciona troca de informações com outros usuários. Com isso conseguimos traçar a estratégia com precisão e ter um retorno ainda maior com o canal e-mail”, conclui o executivo.