Globalmente, a Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo, eleita nas prateleiras 5,9 bilhões de vezes em um ano, posição que ocupa pelo sétimo ano consecutivo. É o que revela o relatório Brand Footprint 2019, da Kantar, que mensura quais marcas estão sendo compradas por mais consumidores e com maior frequência. Colgate e Maggi mantiveram suas posições no ranking, também sendo as marcas mais escolhidas do mundo em produtos de cuidados pessoais e alimentos. Colgate continua sendo a única marca escolhida por mais da metade da população mundial – estando presente em 6 de cada 10 (60,5%) domicílios globalmente, enquanto Maggi manteve o forte desempenho, com a escolha dos consumidores aumentando 7% e consolidando seu lugar como a 3ª marca mais escolhida no mundo.
Já a Vim foi a marca global de mais rápido crescimento entre as 50 maiores – com aumento de 10% na escolha dos consumidores, o que a fez subir sete colocações nos rankings e a entrar no ‘clube de bilionários’ na 16ª posição globalmente. A marca Kinder, da Ferrero, também subiu sete degraus no ranking, conquistando 18,5 milhões de domicílios em um ano. Brooke Bond, Dettol e Doritos foram as outras marcas no grupo dos cinco maiores ganhos globais em penetração e, por sua vez, tiveram uma ascensão em suas posições no ranking global de 2018.
O estudo também mostra que marcas locais cresceram em 2018, já representam 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores contra 35,2% das globais; um ganho de participação de 0,3% – que é uma desaceleração em comparação ao aumento de 0,5% em 2017. A maior conquista para marcas locais foi em cuidados pessoais, pois conseguiram aumentar em +0,7% o número de vezes que os consumidores as escolheram.
Apesar das marcas locais continuarem a ganhar participação, fabricantes globais como a Unilever demonstraram como ganhar localmente, adaptando seus produtos às necessidades regionais, com marcas como Wheel e Surf Excel, no setor de cuidados com o lar, e Clinic Plus no setor de cuidados pessoais. “As marcas globais de consumo massivo têm grandes oportunidades para crescer considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando sua oferta às escolhas, preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais. As marcas que conseguirem responder ao desafio com agilidade continuarão a conquistar crescimento”, Josep Montserrat, CEO da Divisão Worldpanel, Kantar.