A fim de incrementar a experiência de compra do consumidor e o desenvolvimento da categoria de bebidas, a Coca-Cola Brasil e o Walmart lançam, em parceria, projeto de gerenciamento de categorias, que visa a melhoria do fluxo de compra, da interação entre as categorias e do aumento da atratividade da seção.
A recomendação estratégica de fluxo, espaço, segmentação e conceito criativo foi desenvolvida com base em dados de mercado, performance das categorias no Walmart e pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com o shopper.
A loja Walmart Tamboré, em São Paulo, é a primeira a implementar a solução ainda em fase de teste, que já mostra resultados: o volume de vendas e o faturamento registraram, de janeiro a março de 2011, crescimento de 24% e 19% respectivamente, em comparação ao resultado da loja definida para a comparação dos resultados. A expectativa é de que, até o fim do ano, outras lojas implementem o projeto.
“Com base no diagnóstico da categoria e insights do shopper, a seção foi reestruturada, ganhando maior espaço de exposição, nova segmentação e identidade visual”, comenta Claudia Foguel, gerente de gerenciamento de categorias da Coca-Cola Brasil.
“É fundamental ter o consumidor como ponto focal e facilitar seu momento de compra. Atendendo as suas expectativas, conquistamos a sua fidelidade. O Walmart é incentivador de iniciativas que buscam melhorar a experiência de compra de seus clientes e trazer inovação para as categorias” comenta Leonardo Cyreno, diretor de gerenciamento de categorias do Walmart.