Coelba implanta CPqD Workforce

0
1



O CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações implantou com sucesso o piloto do CPqD Workforce, sistema de gestão da força do trabalho, na Coelba, distribuidora de energia que opera na Bahia. Com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os custos, o sistema é fruto de um projeto de P&D aprovado pela Aneel, que tinha como objetivo o redesenho da solução, já consolidada no mercado telecom, para atender às especificidades das concessionárias de energia elétrica.


O sistema do CPqD, que na concessionária é chamado de SOSRede, é uma solução que permite o despacho das atividades de corte, religação e emergências para o pessoal de campo via smartphone. “Essa funcionalidade permite que uma ocorrência, que levava em média oito minutos para ser passada para as equipes de campo, hoje possa ser feita em alguns poucos segundos”, comenta Paulo Vaggione, da gerência da força de trabalho do CPqD.


“Sua implantação na Coelba vai permitir o aumento da produtividade, a redução dos deslocamentos e o acompanhamento on-line da execução dos serviços”, comenta Mariângela Rino Pedrosa, gerente de mercado do setor elétrico do CPqD. Outro benefício é a adoção de equipes que atendam a diferentes tipos de serviços, visando direcionar as atividades para quem estiver mais próximo da ocorrência, o que vai representar agilidade também no atendimento ao cliente e redução de custos. Outros ganhos do projeto são a automatização do despacho dos serviços técnicos e comerciais, liberando os despachantes para atividades com maior valor agregado.