Colaboração total

0
2



No início de 2008, o Habib´s inaugurou novo escritório com o objetivo de ter uma infraestrutura informatizada, inovadora e conceitual, com tecnologia de ponta e que suportasse o crescimento da empresa. “Queríamos oferecer aos nossos colaboradores a melhor infraestrutura”, explica Geraldo Santo, diretor de TI do Habib´s. Para isso, a rede de fast food contratou soluções da Nortel, que implementou o portfólio completo para o mercado corporativo, com dados, voz, segurança, vídeo e audioconferência com compartilhamento de arquivos, contact center e comunicação unificada.

 

O Habib´s utiliza o CS1000 com 400 ramais unificados, em IP e com gravação integrada, além da instalação de toda infraestrutura de rede com switches de core ERS8600 e de borda ERS4500 que atendem todas as posições. A rede mantém ainda um pequeno contact center interno, para help desk, com quatro posições de atendimento em IP. Em comunicação unificada (UC) a Nortel instalou o MCS5100 (Multimedia Communicator Server), que integra telefonia IP, conferências multimídia e mensagens instantâneas corporativas, com o status de presença de cada contato. O projeto foi realizado em parceria com a Wittel, canal da Nortel, responsável pela parte comercial, integração, implantação e suporte.

 

O principal objetivo do Habib´s era usufruir de uma infraestrutura moderna e que ajudasse o grupo a manter a qualidade dos serviços oferecidos. Com UC, a companhia conta com as facilidades de áudio e videoconferência, com comunicação mais ágil entre funcionários e franqueados, além da redução de custos em viagens, ao utilizar a colaboração via web para treinamento dos franqueados.

 


“Com a solução aumentamos a mobilidade dos funcionários, a eficiência das nossas comunicações e da produtividade dos usuários, provendo colaboração em qualquer lugar, a qualquer hora. Sem contar que nossos gastos com energia caiu consideravelmente. Só temos pontos a comemorar”, finaliza Santo.

 

Além da inovação, o Habib´s percebeu que também poderia contribuir com a preservação do meio ambiente. Com as soluções Nortel, a rede constatou uma economia inicial de 42% em gastos com energia. Porém, após as análises e estudos mais detalhados, constatou-se uma economia de 62%, equivalente a R$ 62.712,59 no período de um ano. Se ampliarmos o período para cinco anos, esse montante sobe para R$ 327.127,67. Além disso, o Habib´s pode economizar 130.271,3 quilowatts de energia e 444,5 Btus, ao ano, com os equipamentos Nortel, contribuindo para a economia sustentável.