Recomendado para profissionais, acadêmicos, alunos e pessoas que desejam aumentar o conhecimento sobre os assuntos mais comentados no marketing atual, o livro “Com que roupa eu vou? Marketing segmentado para mulheres”, organizado pelo professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adolpho Queiroz, conta com sete estudos e exemplos que mostram como criar diferenciais para o mercado de luxo, moda e beleza. A obra ainda foi feita com apoio de profissionais da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Propaganda e Marketing, Senac, alunos e ex-alunos do curso de Publicidade e Propaganda do Mackenzie.
Tendo a mulher como objeto de pesquisa e o marketing como interface, o livro retrata os gostos do universo feminino, como roupas, sapatos, brincos, joias, bolsas, relógios, perfumes, batons, meias, tatuagens e realiza um breve passeio teórico sobre os segmentos do marketing de luxo, da moda, da higiene pessoal, da terceira idade e do contexto político. Também conta com prefácio dos doutores Eneus Trindade, diretor administrativo e financeiro da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Publicidade e Propaganda; Roberto Gondo Macedo, presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político e professor da Universidade Mackenzie; e José Maurício Conrado Moreira da Silva, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Mackenzie.
Como guia que norteia a obra, o artigo produzido pelo professor Adolpho Queiroz e seu ex-aluno de mestrado da Universidade de Marília, Francisco Domingues, “Com que roupa eu vou?”, que dá título ao livro, inspirado no samba de Noel Rosa, salienta em um texto bem humorado as roupas da presidente Dilma Rousseff, a partir do momento em que assumiu o mandato pela primeira vez e o impacto na construção e publicação de matérias nas editorias políticas de jornais, revistas, blogs e sites, que se viram impelidas a falar sobre tons, sapatos, cabelos, bolsas, vestidos, maquiadores, figurinistas, criadores de moda, costureiros…e política.
Além disso, há a participação dos professores, Celso Figueiredo e Maria de Lourdes Bacha, com artigos tendo mulheres, moda e luxo como referências. Em um dos textos, Figueiredo e Bacha recorrem à marca Chanel para fazer uma leitura sobre os anúncios da marca. E no outro, com os professores Natani Carolina Silveira e Marcos Campomar, os mesmos autores apresentam um estudo sobre uma marca de luxo diferente, no qual um abrigo para idosos localizado na cidade de São Paulo, mostrando uma importante discussão social sobre o conceito do “luxo”.
Serviço
Com que roupa eu vou? Marketing segmentado para mulheres
Autores: Adolpho Queiroz (organizador), Celso Figueiredo, Francisco Ramirez, Gabriela Rosa, Julia Cerqueira, Marcos Campomar, Maria de Lourdes Bacha, Natani Carolina Silveira, Paola Armani e Vanessa Molina;
Editora: Nova Consciência
Páginas: 208
Preço: R$ 20,00