Na hora de construir a jornada do consumidor, quais canais digitais podem trabalhar juntos? Quando se fala das duas maiores ferramentas para o marketing digital, e-mail e publicidade, muitos profissionais dificilmente conseguem vê-los juntos. Uma vez que segmentação, mensagens e mensuração, não costumam ser gerenciadas simultaneamente em campanhas de e-mail e publicidade. Pensando nisso, a Salesforce Marketing Cloud se uniu ao time do Facebook para entender melhor como coordenar esses canais e explorar os possíveis impactos de uma abordagem combinada.
A parceria resultou em um estudo sobre o uso coordenado de e-mails e anúncios do Facebook, o “Coordinating Channels: Email + Facebook Advertising Power The Customer Journey”, em português: Coordenando os Canais: Email + Publicidade no Facebook Fortalecem a Jornada do Cliente. O material apontou que os consumidores que receberam e-mail, visualizaram e, após isso, receberam anúncios relacionados no Facebook, estavam 22% mais propensos a comprar do que aqueles expostos apenas ao e-mail.
A pesquisa foi realizada com base na campanha de uma empresa de e-commerce que, por duas semanas, atingiu mais de 560 mil assinantes com campanhas de marketing coordenadas entre o envio de e-mails e os anúncios do Facebook. A pesquisa analisou dados de assinantes de e-mail, dados de engajamento, visualização de anúncios e dados de transações para identificar os três segmentos de exposição:
– Somente abertura de e-mail: 18% dos consumidores atingidos abriram pelo menos um e-mail, mas não viram o anúncio no Facebook;
– Visualização do anúncio: 27% das pessoas atingidas foram expostas somente à visualização do anúncio;
– E-mail + Facebook: 16% do público-alvo abriu o e-mail e foi exposto ao anúncio no Facebook;
– 38% não abriu o e-mail e nem foi exposto ao anúncio.
Coordenando as campanhas através de e-mail e Facebook, a empresa conseguiu aumentar o alcance de suas ações de marketing em até 77% e no caso do grupo de consumidores que abriu os e-mails da marca e também viu os anúncios, o resultado foi interessante: o segmento combinado ficou 22% mais propenso a comprar do que o grupo que abriu o e-mail, mas não viu os anúncios; dentro desse conjunto, 8% ficou mais propenso a abrir futuros e-mails do que aqueles que abriram a mensagem, mas não foram expostos aos anúncios.
“A combinação dos dados de CRM e a segmentação do Facebook possibilitam a criação de campanhas de marketing mais eficazes. Esperamos ter ótimos resultados à medida que os profissionais de marketing coordenarem a audiência do Facebook com o envio de e-mails personalizados.”, afirma Blake Chandlee, VP de Parcerias do Facebook.