No mês de julho deste ano, o movimento dos clientes nas lojas em todo o país teve um aumento de 3,5%, em relação a junho de 2014. Na comparação com julho de 2013, a alta foi de 6,2%. Com os resultados do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores no comércio acumulou, no período de janeiro a julho de 2014, alta de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os economistas da Serasa Experian, a expansão da atividade varejista em julho quase compensou o recuo de 3,2% observado em junho, movimento que foi impactado pelos feriados e paralisações por conta da realização da primeira fase da Copa do Mundo.
A alta no movimento dos consumidores foi mais expressiva no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios: crescimento de 9,4%. Nos estabelecimentos comercializadores de combustíveis e lubrificantes, o movimento cresceu 7,5%. Veículos, motos e peças o crescimento foi de 6,8%, seguido de perto pela expansão de 6,7% dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática, o aumento do fluxo dos consumidores em julho/14 foi de 2,4%. Apenas houve recuo dos consumidores nas lojas de material de construção, as quais registraram queda de 2,3% em julho/14.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído pelo volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. A amostra é composta de cerca de 6.000 empresas comerciais e o indicador, com início em janeiro de 2000, é segmentado em seis ramos de atividade comercial.