Comércio cresce 5,8% em 2009

0
0



O movimento no comércio varejista nacional cresceu 2,4% em dezembro de 2009 contra o mês imediatamente anterior (novembro/09), já descontadas as influências sazonais. Assim, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o ano de 2009 encerrou com uma expansão de 5,8% do varejo doméstico, o menor desempenho anual acumulado desde 2004.

 

Vale sempre lembrar que a atividade varejista, em decorrência dos efeitos da crise internacional, foi extremamente prejudicada especialmente nos primeiros meses do ano passado. Assim, o bom desempenho verificado ao longo do segundo semestre de 2009 não foi suficiente proporcionar um desempenho do varejo superior ao verificado em 2006, por exemplo (crescimento de 6,6%).

 

O destaque do varejo em 2009 foi o segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática que, tendo em vista os estímulos fiscais, a melhoria gradativa da confiança dos consumidores e a retomada firme do crédito, registrou crescimento de 12,8% no ano de 2009. Empatados no segundo lugar tivemos os setores de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios e o de Veículos, Motos e Peças, ambos com crescimento de 7,9% no ano passado. Apenas dois segmentos registraram movimentação negativa em 2009: Combustíveis e Lubrificantes (-2,0%) e Material de Construção (-13,7%).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEscolha certa
Próximo artigoEstratégias de cobrança