Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Comércio, um Mundo de Negócios

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Quem pretende abrir negócio ou iniciar carreira no comércio conta agora com uma importante ferramenta de compreensão do mercado. A Editora Senac Nacional lança, no dia 12 de agosto, o livro “Comércio, um Mundo de Negócios”, do consultor de varejo Luiz Ratto. Em linguagem objetiva, o livro mergulha nas várias etapas do comércio: desde a compra e agregação de valor ao produto, até a venda, passando pela gestão de pessoas, marketing e consumo.

“Comércio, um Mundo de Negócios” preenche uma lacuna no mercado editorial, onde raras publicações retratam o setor. Além de decifrar o atual universo comercial, o livro aponta tendências para os próximos anos. Luiz Ratto afirma que a atividade se tornará ainda mais competitiva, exigindo de empreendedores e empregados especialização e formação elevada, além de atualização constante dos meios de gestão.

Ratto prevê que a internacionalização já vivida pelo comércio se acentuará, com a chegada de mais empresas estrangeiras. “A concentração também deverá se intensificar: as empresas mais eficientes tendem a crescer e aumentar participação no mercado, engolindo as menos competentes”, diz o autor, acrescentando que as lojas de rede deverão ter maior peso.

Segundo o consultor, neste novo cenário, o profissional do comércio deverá ser mais valorizado, desde que invista em formação e conhecimento técnico. “Existe carreira e espaço para crescimento”, defende o autor. O peso econômico da atividade justifica o aumento da profissionalização. Segundo o IBGE, 10,7 milhões de pessoas trabalham no comércio (atacado e varejo). Em todo o país, há 1,125 milhão de empresas, com faturamento de R$ 453 bilhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima