O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Como a Geração Y se autoavalia?



A fim de entender o que os jovens pensam sobre a atual geração, imersa cada vez mais na era digital, o Nube entrevistou 2.232 internautas, com pesquisa que ficou no ar de 22 de abril a 3 de maio. A empresa fez a seguinte enquete em seu site: “Como você classifica a atual geração dos jovens brasileiros?”, as alternativas foram: “Não engajada com a política e dilemas sociais”, “Moderna e Comunicativa”, “Dependente da família e Preconceituosa”, “Viciada em Internet”, “Envolvida com problemas sociais e ambientais” e “Solidária e Sonhadora”.


A campeã disparada foi “Viciada em Internet”, com 43,01%. De acordo com Eva Buscoff, Coordenadora de Treinamentos Internos do Nube, essa geração nasceu praticamente conectada. “Adotar esse comportamento é algo natural e necessário para o seu crescimento e aprendizado, pois todas as suas dúvidas podem ser resolvidas com apenas um click”, explica.


Em segundo lugar, com 22,72%, ficou “Não engajada com a política e dilemas sociais”. Para a especialista, a atual juventude nasceu em um período econômico mais estável, muito diferente das gerações anteriores (Baby-boomers e Geração X). 


“Estamos em um momento de liberdade de expressão, principalmente com a ajuda das redes sociais. Aumentou-se a autoestima e a preocupação com suas próprias necessidades”, comentou.  Para Eva, o engajamento político de pais e avós está distante da prioridade da maioria dos jovens. “Não é uma alienação, e sim falta de interesse e consequente aprofundamento no tema”, concluiu.


Bem próximo, em terceiro, consta o item “Moderna e Comunicativa”, com 19,62%. Esses dois adjetivos, aliás, descrevem os nascidos na “Era Digital”. De acordo com recentes estudos, quem convive com ferramentas virtuais desenvolve um sistema cognitivo diferenciado.


“A particularidade consiste justamente nessa velocidade de adaptação aos aparelhos e informações novas. Isso significa mais comunicação e interação. Enquanto estudam, os jovens leem notícias na Internet, olham o Facebook, escutam música e observam tudo a sua volta. São multitarefas!”, comentou Eva.


Por fim, “Dependente da família e Preconceituosa” (5,87%), “Envolvida com problemas sociais e ambientais” (4, 44%) e “Solidária e Sonhadora.  O fato do último colocado ter apenas 4,35% votos reforça a tese inicial de nossa especialista: a atual geração é mais engajada e vive um sonho de ter um mundo cada vez melhor, mesmo não se envolvendo politicamente nas mudanças sociais.


 


 



 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima