Como aplicar inteligência competitiva nos negócios

O que separa o dirigente empresarial empreendedor do acomodado é o fato de ter boas idéias e saber trabalhá-las da maneira certa na ocasião apropriada. A inteligência competitiva (IC) é a característica que dará condições para que isto aconteça. Este é o assunto do novo livro da Bookman, divisão da Artmed Editora, O Milênio da Inteligência Competitiva, organizado pelo norte-americano Jerry P. Miller junto a profissionais do Business Inteliggence BrainTrust.

O título reúne 12 grandes especialistas reconhecidos pela profissão da inteligência, como luminares nas suas respectivas áreas de especialização, para oferecer um olhar atual sobre o uso da inteligência competitiva nos negócios. A equipe de consultores, habituado ao trabalho de caráter prático e aplicado, apresenta experiências, mostrando ao leitor a melhor maneira de aplicar e tirar proveito de suas próprias vivências.

Direcionado para pessoas que tomam decisões, o título tem o objetivo de mostrar qual é a verdadeira função da inteligência, como deve ser posta em prática e quais as questões fundamentais de sua gestão que precisarão ser encaminhadas. Segundo Miller, a IC não é exclusividade das grandes empresas multinacionais, pelo contrário, pode ser de igual utilidade para as companhias de pequeno porte. “O texto mostra estudos de empresas de menos de 100 funcionários que se valem da inteligência em níveis bem superiores ao nível médio de seu respectivo setor”, observa.

A obra é dividida em 13 capítulos. Os dois primeiros são de autoria do próprio Miller e relatam os fundamentos básicos para entender o que é a Inteligência Competitiva. O autor traça um resumo das quatro etapas do ciclo da inteligência e descreve vários papéis envolvidos na sua condução; aborda os fatores comportamentais e culturais necessários para entender qual o processo da inteligência e explica como modificar os valores comportamentais e culturais da empresa.

Outro destaque é o texto que mostra a necessidade de proteger os ativos intelectuais valioso. John Nolan e John F. Quinn baseiam-se em sua experiência pessoal para apresentar os conselhos adequados sobre este procedimento. O penúltimo, de autoria de Jerry P. Miller, foi especialmente elaborado para orientar empresas de pequeno porte, ou seja, aquelas com até 500 funcionários. O último artigo do livro traz um resumo dos principais assuntos com um debate sobre qual será o rumo do processo e da profissão da inteligência no futuro.

Ficha Técnica
Título: O Milênio da Inteligência Competitiva
Autor: Jerry P. Miller e o Business Intelligence BrainTrust
Páginas: 294
Preço: R$ 46,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima