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Como conquistar seus clientes para sempre?

Ômar Souki

Marketing é comunicação. Desde os primórdios da era do capital até os dias de hoje, o marketing (seja de produto, de serviço ou pessoal) se transformou em sinônimo de vida. Ou você o pratica, ou você desaparece, vivendo uma existência sem brilho. A história de pessoas como Henry Ford, Rolim Amaro, Bill Gates, Walt Disney, entre outros, tem nos ensinado que o segredo do marketing é servir bem para poder servir sempre.

Mas, existem ainda na história da humanidade, pessoas bem-sucedidas como meu pai que não se destacaram como os ilustres acima, mas que através da observação e da perspicácia aprenderam a fazer diferença. Quando eu era criança, vivia entre a casa, a escola, o clube e a loja do Sr. Acácio, o meu pai. Sempre o ouvia dizer que “quem não nasce para servir não serve para viver!”. Os anos se passaram e aquela crença foi se instalando sutilmente no meu coração.

Creio que o aprendizado sobre como conquistar e manter um cliente começou na minha infância, dentro da loja do meu pai. Ele era um comerciante de sucesso na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Começou com armarinhos, passou para loja de móveis, pulou para hotel e depois construiu, em 1969, sua obra máxima, o Cine Alhambra. Tinha como seu braço direito minha mãe, Salma Souki, filha de libaneses. Quando ele, cansado do embate com a concorrência e com as incertezas do mercado, ameaçava vender tudo e ir para o campo – onde tinha começado – Salma segurava em seu braço e dizia: “Acácio, amanhã será um novo dia. Tenha calma!”. Acácio e Salma, guiados pelo lema do serviço incondicional aos semelhantes, conquistaram os seus sonhos mais exuberantes.

Em outras palavras, marketing é paixão pelo serviço extraordinário, pelo deslumbramento dos nossos clientes, o supra-sumo da criatividade e da comunicação, no intuito de servir cada vez melhor, para servir cada vez mais. Você se lembra do personagem Zorro e como ele registrava sua marca depois de uma passagem gloriosa? Pouco importa se a sua ação é simples ou complexa, a diferença está em marcar profundamente os corações e as mentes dos seus clientes para que eles se lembrem de onde encontrarão o seu serviço.

Como diz meu tio Kamel Souki, outro gênio em marketing, que vive na Venezuela: “Quien no lava su queso no lo vende!” (Quem não lava o seu queijo não o vende!). O primeiro passo para você ser bem-sucedido com o seu cliente é observar como está a sua comunicação, o seu marketing com ele. Você está lavando bem o “seu queijo”? Além de deixar o seu produto “bem limpo e brilhante” está claro que a sua preocupação primordial é o bem-estar e felicidade dele? A partir de todo o empenho, o lucro será, portanto, nada mais que uma conseqüência desse foco constante na felicidade dos outros.

Ômar Souki é palestrante, consultor e autor de 14 livros, entre eles, Paixão por Marketing, A Solução Otimista, Gênio & Gestão e Otimismo nos Negócios.

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