Como e onde integrar dados corporativos?

0
3



Autor: Marcos Abellón


A necessidade da integração da informação em todas a áreas da empresa e também entre clientes e fornecedores continua sendo um problema crucial a ser resolvido pela maioria das companhias. O que usualmente acontece é que os sistemas legados implementados nas empresas, em diferentes momentos, por diversos fornecedores e principalmente com tecnologias distintas resultam em dados distribuídos, redundantes e de difícil gerenciamento.


Creio que aproximadamente 80% das decisões de uma empresa necessitam de um tempo de resposta muito rápido. Para isso, geralmente, são necessárias informações de áreas distintas, avaliações de resultados internos e externos e uma análise de muitos dados históricos. Em paralelo, é possível ver que quanto maior a fragmentação desses dados corporativo proporcionalmente será o custo, a morosidade, a inflexibilidade e a instabilidade da consolidação e do sincronismo dos dados necessários para a tomada de decisão.


Uma das soluções adotadas por algumas empresas hoje em dia é o portal corporativo, que é tido por muitos como o mais importante projeto de gestão da informação da atualidade. O portal corporativo estende sua aplicação à Intranet ou até mesmo a Internet. Além disso, ele se constitui em um único ponto de armazenamento e acesso a todos os recursos de informação e conhecimento da empresa. Dentre os benefícios, destaca-se a facilidade de acesso às informações anteriormente distribuídas nos diversos sistemas e até mesmo em planilhas do Excel gravadas localmente nos equipamentos dos funcionários.


Os portais auxiliam executivos, gerentes e analistas de negócios a acessar as informações corporativas para a tomada de decisões de negócio. Há também portais mais abrangentes, os quais têm a função de suportar decisões e, ao mesmo tempo, oferecerem a possibilidade de colaboração entre usuários, integrando as pessoas necessárias para a realização dos negócios da empresa como, por exemplo, workflow de tarefas.


No mercado, existem plataformas fantásticas para a criação do portal corporativo, que facilitam a criação e a manutenção de portais para todos os aspectos da empresa. A partir disso, a informação de BI integrada a essas plataformas permite de forma mais fácil o acesso e a análise de informações a qualquer momento e em qualquer lugar aos tomadores de decisões. Com isso, é possível obter informações atualizadas mesmo que as pessoas trabalhem, colaborem e tomem decisões na área de trabalho ou na web.


Vale ressaltar alguns dos benefícios oferecidos por essas plataformas: integração total a aplicativos de desktop conhecidos, e-mails e navegadores da web; melhora da produtividade dos funcionários simplificando as atividades comerciais rotineiras; ajuda a garantir que informações comerciais sigilosas sejam controladas e gerenciadas de forma eficiente; simplifica o acesso em toda a organização a informações estruturadas e não-estruturadas em sistemas distintos. Também conecta pessoas a informações e conhecimentos; permite usar soluções inteligentes baseadas em formulários eletrônicos para coletar informações críticas de clientes, parceiros e fornecedores, por meio de um navegador da web; compartilha dados comerciais sem divulgar informações confidenciais; apresenta informações críticas para os negócios em um local central; e permite gerenciar aplicativos de Intranets, Extranets e Internet em toda a empresa.


Marcos Abellón é diretor geral da W5 Solutions.