Como é sua etiqueta móvel?



Como os brasileiros compartilham informações na internet? Quais os hábitos mais inusitados das pessoas enquanto usam seus celulares, tablets e outros dispositivos móveis em público? A Intel e a Ipsos Observer realizaram pesquisa em oito países, inclusive o Brasil, para revelar dados sobre  a “Etiqueta Móvel”, ou seja, como as pessoas se comportam no uso dos dispositivos móveis. “A etiqueta é como interagimos uns com os outros, seja pessoalmente ou on-line”, explicou a especialista Anna Post, do The Emily Post Institute.

 

O excesso de compartilhamento foi um dos maus hábitos identificados – com pelo menos seis entre 10 adultos e adolescentes dizendo acreditar que algumas pessoas divulgam informações além do necessário nas redes sociais. Entretanto, 40% dos entrevistados admitiu compartilhar informações pessoais diversas vezes ao longo do dia. No Brasil, mais da metade dos adolescentes informaram que passam o dia inteiro compartilhando informações on-line, principalmente fotos – conteúdo compartilhado com frequência por 78% dos adolescentes entre 13 e 17 anos.

 

Outros assuntos muito divulgados pelos jovens e adultos brasileiros são esportes e música. Quatro em cada 10 adultos no Brasil compartilham informações online relacionadas a esportes. Os brasileiros também são mais propensos a discutirem músicas pela Internet. Cerca de 70% dos respondentes consomem música e divulgam suas preferências on-line.

 

Além disso, 57% dos brasileiros se sentem mais conectados às pessoas que divulgam informações sobre suas vidas e se sentem mais ligados à família e amigos por poderem compartilhar e consumir informações on-line via dispositivos móveis. Já 65% dos respondentes brasileiros disseram que um dos principais motivos que eles compartilham informações é o de expressar opinião ou fazer declarações, e mais da metade, 54%, compartilham informações para fazer novos amigos.

 

“Na sociedade de hoje, a tecnologia móvel está tornando o compartilhamento digital uma atividade diária, como provam os resultados da nossa pesquisa”, afirma Cássio Tietê, diretor de estratégia e novos negócios da Intel Brasil. “O mais interessante não é necessariamente o quanto a tecnologia móvel se tornou difundida, mas como são similares os motivos pelos quais compartilhamos informações, independente de nossa formação, crenças ou cultura”.

 

Outros dados curiosos sobre a Etiqueta Móvel:

– 22% dos adolescentes brasileiros atualizam suas redes sociais obsessivamente, várias vezes ao dia. Os adultos não ficam muito atrás – 16% tem o mesmo hábito.

 

– Os conteúdos mais compartilhados pelos brasileiros são: fotos (68%, maior média entre os oito países pesquisados), notícias do dia (49%), recomendações de compras (48%), análises de produtos (47%) e esportes (41%).

 

– Embora 28% dos entrevistados considere o uso excessivo de abreviações nas comunicações online irritantes, 41% do total de entrevistados admitiu a prática. O mesmo é verdade para erros de gramática e ortografia, considerado irritantes por 42% dos entrevistados, e admitido por 30%.

 

– 44% dos adultos admitiu que se sentem mais confortável compartilhando detalhes de sua vida pessoal on-line do que em pessoa.

 

– Os mentirosos estão à solta: 33% dos adultos admitiu ter uma personalidade on-line diferente da vida real, enquanto 23% admitiram ter compartilhado informações pessoais falsas pela rede. Os homens são um pouco mais mentirosos do que as mulheres – 26% contra 21%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima