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Como estreitar o relacionamento com cliente no Natal

A proximidade de mais um Natal traz dois desafios ao varejista brasileiro: vender bem e estreitar o relacionamento com seus clientes, fortalecendo, assim, a imagem de sua marca junto aos potenciais consumidores. É neste momento que os cuidados com o aspecto visual do estabelecimento, o uniforme dos funcionários, o bom atendimento e a satisfação das necessidades dos consumidores será fundamental para garantir uma imagem positiva da empresa.
Segundo o consultor Luiz Fernando Lucas, coordenador-adjunto do Núcleo de Jovens Empreendedores da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e diretor da Meglio Consultoria & Design, a imagem que o lojista transmitir aos clientes durante o período do Natal, desde a compra até o momento da troca de produtos, pode ser decisiva para garantir bons negócios ao longo do próximo ano.
“A competitividade cada vez maior do varejo, aliada à concorrência frente as grandes redes, está fazendo com que os varejistas busquem alternativas para se diferenciar no mercado. E isso tem a ver, principalmente, com a postura e a forma de relacionamento com os clientes”, observa Lucas. “No caso das pequenas empresas, na impossibilidade de investimentos vultuosos, é preciso cuidar de cada detalhe para gerar um impacto positivo na imagem da marca de seu negócio na mente de cada consumidor”, explica.
Para o consultor, as diversas maneiras através da qual a empresa se relaciona com os clientes, desde um simples cartão de visitas, passando pelo mix de produtos até a forma de atender o telefone, geram a chamada imagem de marca. “Trata-se de uma percepção individual de cada consumidor sobre a empresa, que pode ser positiva ou negativa”, afirma. Segundo Lucas, o Natal é a grande oportunidade do varejista, pequeno ou grande, fidelizar a clientela e consolidar uma boa Imagem de marca. Essa boa imagem será fundamental para garantir as vendas não só nesse, mas em muitos outros Natais.

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