Como evitar roubos e furtos de notebook

0
8


O Grupo GR – empresa que planeja, desenvolve e implanta soluções de segurança e serviços para diversos tipos de clientes – selecionou algumas dicas valiosas para evitar o roubo e furto de notebook ou laptop:

1) Grandes centros comerciais e aeroportos estão entre os locais de maior ocorrência de roubos e furtos. Dentre os locais mais visados em São Paulo estão: Aeroportos de Congonhas e Cumbica, os bairros dos Jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Moema e as regiões das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, Morumbi, Santo Amaro e Marginal Pinheiros.

2) Avalie sempre se é realmente necessário levar o notebook do trabalho para casa ou vice-e-versa.

3) Em aeroportos, a dica básica de segurança é que o usuário não se descuide do notebook, especialmente enquanto compra um lanche, visita uma loja ou faz um telefonema. Os assaltantes acompanham a vítima e, ao menor sinal de desatenção do usuário, eles trocam a mala com o notebook por uma maleta falsa, que tem revistas ou um tijolo dentro para simular o peso do equipamento. A maioria das pessoas só se dão conta do furto muito tempo depois.

4) Os assaltantes contam com olheiros que observam usuários de notebooks em eventos, na saída de empresas, hotéis ou aqueles que se descuidam do aparelho na rua enquanto falam ao telefone. Estes olheiros avisam os “comparças” que realizam assaltos à mão armada contra motoristas ou mesmo passageiros em táxis.

5) Evite usar a maleta tradicional do notebook. Procure carregar o equipamento em uma mochila comum.

6) Quando levar o notebook no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento. Nunca o transporte no colo ou sobre o banco do veículo, pois isso permite a fácil visualização e, consequentemente, a ação dos assaltantes. Muitos assaltantes seguem o táxi até um local mais afastado ou esperam que o veículo pare no trânsito para o passageiro descer e efetuam o roubo.

7) Além de tomar precauções, também é possível fazer um seguro do notebook, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor. Deve-se, porém, atentar para a cobertura do seguro, pois muitos contratos não cobrem furtos simples, somente roubos e furtos qualificados.