Como monitorar uma marca nas redes sociais?

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Autor: Maurício Brentano

A vida passa pelas redes sociais e é inevitável que as marcas criem seus perfis para ficarem mais próximas ao seu público. Conseguindo, assim, dar feedbacks pontuais a respeito de qualquer assunto. É preciso que os gestores das marcas estejam atentos a alguns detalhes para que essa medida de se inserir nesse tipo de plataforma não acabe como um tiro no pé da companhia. Não perceber que os comentários dos seguidores vão além de uma fan page consiste em uma falta grave, pois a marca pode perder o controle sobre o que é dito e não conseguir se posicionar de forma adequada. Alinhado a isso, monitorar todo esse conteúdo pode se tornar uma tarefa difícil sem a adoção de um método assertivo.

Com um contingente considerável de usuários dessas plataformas no Brasil e, ao mesmo tempo, um leque diversificado de mídias – Facebook, Twitter, Instagram, Google + e blogs, pode parecer impossível reunir tantas informações específicas a respeito de um tema. Hoje existem soluções tecnológicas capazes de fazer esse trabalho de forma eficaz, garantindo uma excelente gestão em redes sociais. Sendo assim, a IBM Internacional se tornou parceira da Seekr e considerou o sistema de monitoramento um case de sucesso. Em uma única tela, é possível ter acesso a todos os comentários de publicações abertas a respeito de uma marca nas diversas plataformas existentes. A ferramenta fornece todas as informações rastreadas. Além de poupar tempo, a medida garante melhoria na relação com os consumidores.

Uma companhia de seguros, por exemplo, pode tomar conhecimento de um acidente com um de seus consumidores e atendê-lo proativamente. Lojistas que têm um estoque de iPhones na cor preta podem perceber que seus clientes preferem o modelo branco – antevendo e organizando um estoque de forma que os agrade. Ainda uma rede de hospitais, tendo acesso a essa ferramenta, pode ler as queixas e elogios de seus pacientes e agir na melhora de seus serviços, como a estrutura dos quartos, diminuição do tempo de espera para os exames e a rapidez no atendimento na recepção.

O monitoramento assertivo e eficaz garante benefícios como a identificação de oportunidades de negócios e melhor atendimento ao consumidor, que não se vê desamparado pela sua marca favorita. Além disso, o atendimento acontece de forma personalizada, já que nas redes sociais é possível saber quem é o cliente, o que pensa, de onde é e o que deseja. Quando uma empresa consegue ouvir seu consumidor e garantir um rápido atendimento, além da resolução de seus problemas, todos saem satisfeitos.

Maurício Brentano é chief operation officer da Seekr