O Brasil é, hoje, líder do engajamento on-line, de acordo com pesquisa da comScore. Todos os meses cerca de 68 milhões de brasileiros passam 29,7 horas por mês navegando na internet, 7 horas a mais do que a média mundial. O dados também mostram que as principais redes sociais acessadas pelos brasileiros são o Facebook, em primeiro lugar, Linked In, crescendo 11% no último ano, Twitter (3º lugar), Tumblr (4º) e Ask.fm (5º).
Com isso, a pesquisa aponta a importância das pequenas empresas estarem nas mídias sociais para se relacionarem com seus consumidores. Entretanto, criar uma estratégia eficaz nas mídias sociais pode não ser tão simples. Bibiana Riedhorst, sócia fundadora da Big Bang Online dá dicas para que as pequenas empresas melhorem os resultados nas redes sociais.
– Pesquise
Antes de criar os canais sociais é necessário analisar em quais redes sociais os consumidores estão presentes, que tipo de conteúdo eles buscam e o que fazem nesses meios. A partir dessas informações você conseguirá entender o que seus consumidores querem e selecionar as redes sociais em que vai atuar, o tipo de conteúdo que irá oferecer, a linguagem que será utilizada e a periodicidade das atualizações.
– Tenha uma estratégia
Depois de descobrir exatamente onde e que tipo de informações as pessoas estão buscando, crie uma estratégia de atuação. Nem sempre a melhor estratégia é ter uma página no Facebook, por exemplo. Existem redes sociais que podem ser mais interessantes para o seu negócio e público-alvo. Se você tem uma empresa do segmento B2B, pode ser mais interessante uma atuação no Linked In. O Instagram é uma ótima opção para o comércio. Seja qual for a rede social que escolher, se comprometa com ela. Ter uma rede desatualizada e sem respostas aos comentários vai fazer mais mal do que bem.
– Seja social
As mídias sociais não têm esse nome por acaso. Você não fica insistentemente tentando vender seu produto ou serviço em uma festa ou churrasco, portanto não faça isso nas redes sociais. As pessoas estão nas mídias sociais para se entreter e se emocionar. Descubra um modo de participar da conversa que já está acontecendo nessas redes. Estar nas mídias sociais é uma oportunidade de construir relacionamentos para que as pessoas recomendem você. Ofereça conteúdo relevante e que agregue valor ao seu consumidor. Muitas vezes esse conteúdo não vai ser sobre o seu negócio, mas sobre um assunto que interesse o seu público.
– Não desista
Não fique desapontado se não tiver resultados imediatos porque certamente você não ver ter. Não existe mágica nas redes sociais. Uma vez lá, você irá precisar de tempo para conquistar o seu público. Na vida real você não conhece alguém e já começa a namorar instantaneamente. O mesmo acontece nas mídias sociais, você precisa conquistar o consumidor. Pense no longo prazo.
– Assuma a liderança
Um erro comum do empreendedor é terceirizar esse trabalho para uma equipe júnior na empresa ou o famoso “sobrinho” baseado no princípio que eles sabem mexer nas redes sociais. Eles até podem saber usar as redes sociais, mas se você não tiver uma estratégia as redes sociais não darão resultado ou pior ainda poderão comprometer sua imagem. Contrate um especialista e participe de todas as etapas do trabalho, pois ninguém melhor do que você conhece seu negócio e seu público-alvo.