Como reter clientes na área de serviços?

0
1
Autor: Fernando Belarmino
Um dos grandes desafios nos departamentos de marketing e comercial das empresas é o processo de retenção de clientes. E no mercado de serviços e terceirização, também não é diferente. Reuniões frequentes, avaliações de desempenho, prestação de serviços com excelência e um canal de comunicação direto e eficiente são algumas das ferramentas mais eficazes para manter um bom relacionamento com o cliente final e, por consequência, mantê-lo na casa.
Especificamente no setor de serviços, a retenção começa muito antes do fechamento; começa no momento que entendemos as expectativas e necessidades do potencial cliente. A maior dificuldade é manter a prestação do serviço dentro de cada nova expectativa, que surge no dia a dia junto ao cliente. O esforço contínuo no treinamento e no desenvolvimento dos colaboradores agrega muito valor, pois é possível ajustar cada vez mais o que é esperado pelos clientes com o que é oferecido pela empresa terceirizadora.
No processo de fidelização, é de extrema importância que o departamento de gestão de clientes atue próximo ao marketing e área comercial. Ferramentas como o CRM, também permitem efetuar um relacionamento mais próximo dos clientes, incluindo o envio de SMS, e-mail MKT, pesquisas, envio de informativos e newsletters, que transmitem informações úteis e relevantes, além de demonstrar a solidez e o porte de companhia, o que gera maior credibilidade e confiança.
Ao conquistar um novo cliente, inicie um processo formal de pesquisa em 30 e 60 dias após a implantação dos seus serviços. Depois dessa etapa inicial, mantenha pesquisas de satisfação a cada quatro meses, pois elas servem como norteadores para a manutenção dos índices de satisfação.
Seus funcionários e colaboradores também são papeis ativos no processo de retenção, principalmente na área de serviços, onde o contato com o cliente final é frequente. Nesses casos, investir em um bom treinamento e desenvolvimento da equipe é primordial. Fidelizar e reter clientes não significa que você deva parar de prospectar, pelo contrário, mas uma carteira de clientes satisfeitos é o melhor cartão de visita na hora de conquistar novos. 
Fernando Belarmino é diretor de desenvolvimento de negócios do Grupo GR.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorVivo cria identidade sonora
Próximo artigoOs hits do momento