Como sair do online para o offline?

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Autor: Marcelo Ostia

Na maioria das vezes as empresas físicas querem migrar para
o mundo online, mas há empreendedores que – assim como eu – ingressam
primeiramente com e-commerce e aos poucos desejam também se inserir no mercado
offline. Confesso que é um trabalho árduo conciliar estes dois segmentos, mas
não é impossível. A partir da minha trajetória em ambas as áreas, listei
algumas dicas que podem auxiliar os novos empreendedores.

Tenha cautela: é preciso ter em mente que os mercados são
diferentes, por isso tenha muita cautela e analise o seu segmento! Há espaço
para ele no mundo físico? Se sim, pode investir! Caso a resposta seja negativa,
recomendo que pense melhor a respeito e avalie se vale a pena o investimento.

Inserção no mercado offline: antes de se inserir no mercado
offline, faça um levantamento de todos os custos envolvidos e também veja a
disponibilidade de capital para sobrevivência por pelo menos 12 meses. Estas
análises são de extrema importância para o desenvolvimento do negócio. Outro
ponto importante a ser ressaltado é saber identificar se o seu produto e
/serviço terá a aceitação do público alvo.

Vantagens do offline: ter unidade física pode ser muito
vantajoso para uma empresa. Muitas pessoas têm receio de efetuar compras pela
internet e preferem a venda tradicional. Saber se relacionar com este público é
essencial para quem busca o sucesso off-line. Procure estar sempre disponível,
atencioso e principalmente ser um bom ouvinte: conquiste e fidelize a sua
clientela!

Evite possíveis erros: durante a migração, o empreendedor
pode cometer alguns erros por falta de conhecimento. Então, estude! Faça
pesquisas de campo e de público-alvo. Estes estudos irão te direcionar ao
melhor caminho para ultrapassar a linha de chegada e conquistar o primeiro
lugar no mundo dos negócios.

Lojas físicas x lojas virtuais: são áreas distintas que
possuem o mesmo objetivo: vender. No entanto, cada segmento tem suas
particularidades. O consumidor virtual quer comprar de forma rápida e com
comodidade, por conta disso o processo de venda deve ser simples. Em relação ao
mercado offline, o cliente quer ser seduzido! Para isso, é importante ter um
atendimento excelente, que é fundamental para criar uma relação entre
consumidor e empresa. O ideal é ter uma plataforma online e também uma unidade
física. Isto dá credibilidade à marca e os consumidores passam a ter mais
confiança na empresa. Posso falar por experiência própria que o conjunto
offline e online é o mais eficaz, porque você consegue atender as necessidades
do seu consumidor final, seja por internet ou por uma loja física. Identificar
a sua posição no mercado é o principal fator para reconhecimento e sucesso de
sua empresa.

Marcelo Ostia é empreendedor e está à frente de diversas
empresas entre elas Camisetas da Hora, Bom Pra Cachorro e Torcedor Show.