Como se comportam os usuários de smartphones?

0
2
As três marcas de smartphones preferidas pelos brasileiros são Apple com 36%, seguida da Samsung, com 31%, e Motorola com 15%, segundo levantamento feito pela MeSeems, que entrevistou 12.088 pessoas, entre 16 e 70 anos de idade. Para os usuários, 56% deles escolhem os aparelhos pelo design e, seguidos em igual preferência, pelos aplicativos e funcionalidades disponíveis. Outros pontos destacados pelos respondentes foram a reputação da marca e da empresa (48%), e o melhor custo benefício (43%).
Dos entrevistados, 52% estão muito satisfeitos com seu aparelho e a marca com o maior índice de satisfação é a Apple, com 67%. Com relação à frequência de compra, 39% compram um smartphone uma vez a cada ano (pelo menos). A maior parte (18%) dos usuários pagou por seus aparelhos atuais entre R$ 901,00 e R$ 1.200,00, e 10% possuem aparelhos de mais de R$ 2 mil. Em contrapartida, apenas 2% dos entrevistados pagaram até R$ 300,00 por seu dispositivo.
Em relação aos aplicativos mais acessadas, a pesquisa mostra que as redes sociais lideram com 92%, seguidos de fotos e vídeos (74%), mensagens, emails e ligações (72%) e música com 66%. Porém, somente 8% dos brasileiros compram aplicativos com frequência e 41% dos entrevistados possuem mais de 20 aplicativos além dos originais de fábrica.
Já sobre comportamento dos usuários de smartphones, 27% dos entrevistados consultam o dispositivo a cada minuto, onde 95% utilizam o aparelho em casa nas horas de descanso, durante o trabalho (70%), no trânsito ou viagens (64%), para lazer com amigos (61%) e durante as compras em supermercados ou lojas (59%). Porém, se considerarmos apenas os respondentes até 20 anos, 43% deles consultam o smartphone a cada minuto.