O dia 27 de novembro, como todos os outros anos, será uma data importante para o varejo. Pois é quando se celebra o Black Friday. Fábio Ricotta, co-fundador da Agência Mestre, explica que a data já se tornou tão importante no Brasil que exige a atenção de quem atua no segmento. Ele lembra que, além de a maioria dos que compraram na data do ano passado ter afirmado que voltará a comprar em 2015, o momento econômico do país e o aumento do acesso às compras online deve aumentar exponencialmente as vendas para este ano. “É importante que as empresas saibam se preparar, para evitarem problemas de tráfego e também extraírem o máximo desta data”, explica.
Para isso, o empresário oferece dicas importantes sobre o que deve ser feito pelas equipes de marketing das empresas. A primeira delas é para que, antes do dia promocional, seja feita uma landing page ou uma adaptação na página principal. “Como essa data é famosa por derrubar sites e servidores, a primeira coisa a fazer é garantir que a plataforma possa aguentar o volume de acessos”, diz. Ele também sugere, desde já, deixar um espaço para captura de e-mails, com o regulamento da promoção disponível. “Estes e-mails serão fundamentais no dia da Black Friday para alcançar seus usuários o mais rápido possível.”
Escolha os produtos e programe-se para anunciar
Para Ricotta, os e-commerces devem se decidir com o máximo de antecedência possível, para que sejam preparados os anúncios das redes, como Adwords e Facebook Ads. “Também é interessante investir algo no Bing Ads, uma vez que poucos e-commerces fazem isso”, sugere. Para bons resultados, especialmente com a concorrência de tantas lojas online, ele sugere que sejam criadas páginas das categorias de produtos, por exemplo, “Vinhos Importados na Black Friday” ou “Maquiagem na Black Friday”. “Isso dará uma facilidade maior de aparecer nas pesquisas”. Mesmo que o cenário econômico não seja muito animador, o especialista lembra que o brasileiro adora descontos. “É também uma ótima oportunidade para as lojas liquidarem os estoques”.
No entanto, é importante não maquiar os preços, conforme algumas lojas fizeram ao aumentar os valores uma semana antes do evento, para então reduzi-los. “Não faça este tipo de estratégia, pois a data é realmente especial para grandes descontos e é uma oportunidade para você apresentar a sua empresa a um novo cliente”, aconselha. Ele, por fim, ensina que as redes sociais devem ser utilizadas como fontes de motivação para o dia promocional. “O ideal é preparar a audiência pelo menos durante os 14 dias antes do evento”. Uma sugestão é que peças visuais sejam criativas. “E não se esqueça de criar vídeos, pois este será o grande diferencial das lojas de destaque na Black Friday 2015.”