Crescem os investimentos de pequenas e médias empresas na criação de sites profissionais para divulgar e comercializar serviços e produtos na Internet. De acordo com a empresa Registro.br (órgão nacional responsável pelas normas de registro, publicação e a manutenção de domínios na internet), no Brasil já existem cerca de 1,8 milhão de domínios registrados. Somente este ano as empresas de pequeno e médio porte devem fazer com que as organizações de hospedagem de sites movimentem em torno de R$ 360 milhões no país, gerando um crescimento para o setor de aproximadamente 30%.
Porém, para o especialista em ambiente web, Hugo Calixto, alguns cuidados devem ser tomados ao desenvolver ou manter um site, afim de um melhor desempenho e destaque na rede:
– pesquisar os concorrentes que já fazem uso da Internet como canal de negócios;
– escolher um nome fácil para o endereço (www);
– escolher uma empresa com profissionais capacitados em se utilizar das tecnologias mais atuais e padrões web estabelecidos pela W3C;
– captar um excelente fornecedor para a hospedagem do site ou manter o próprio servidor;
– adotar um modelo apropriado de navegabilidade e usabilidade;
– manter sempre o site atualizado, optando sempre por autonomia na manutenção do conteúdo principalmente em produtos/serviços;
– utilizar meta-tags para proporcionar a auto-inclusão do seu site nos bancos de dados dos sites de busca;
– investir em divulgações pagas em sites de busca, tipo: google, yahoo, cadê, busca grátis, etc;
– troca de links com sites diversos, de preferência nos de segmentos relacionados ao seu negócio.