O Natal está chegando e com ele as vendas para movimentar o mercado, que ultimamente está passando por uma conturbada situação. Para tentar sair desta crise e criar novas oportunidades, separamos algumas dicas interessantes para esquentar suas vendas e resultados.
Nada de pânico, o segredo está na informação:
Antes de sair criando uma campanha de promoção ou vendas, veja o que está acontecendo ao seu redor. Muitas pessoas dizem “ninguém está comprando”, porém não é bem assim. Entre nas redes sociais e veja o que as pessoas estão dizendo, procuram e estão respondendo: preço? Prazo? Promoção? Qualidade? Quem está gastando e como? Quais as preferências de pagamento, de entrega e frete, de atendimento, de canais de compra. Enfim pesquise.
Planejar sua campanha para ter resultados:
Após compilar as suas pesquisas e determinar o seu público-alvo, defina o que vai promover. Veja seu estoque ou mão de obras de serviço, pois a disponibilidade pode ser um problema na má gestão. Logo, veja como vai divulgar, sua verba disponível, canais, material promocional, estratégias de comunicação, colaboradores, etc. Defina o time de divulgação, venda e entrega. Verifique todos os passos para fazer aquela campanha de dar inveja.
Criatividade é tudo para uma promoção
Além do compre um e leve dois, existem outras promoções que pode dar em longo prazo, por exemplo, o cupom desconto. Você pode estender a ideia do compre 1, leve 2 também para esta vantagem. Além de divulgar e vender, termina fidelizando os dois clientes. Não deixe de lado o visual, seja criativo nas redes sociais, na internet e todas as peças que vai utilizar. Lembre-se na hora da promoção tudo depende da sua criatividade.
Preço? Sim é tudo.
Infelizmente, são poucos que pedem por mais qualidade e menos preço. Esta é uma tendência inevitável. Quem tem o mesmo produto e é mais barato com certeza vai vender. Por isso, na hora de precificar, peça desconto ao seu produtor ou fabricante e tenha bastante consciência na busca pelo resultado ela vai pesar. Precifique com bom senso e sempre, sempre estude o mercado.
Concorrência pode ser um aliado
Na hora da verdade, a melhor referência é sem dúvida a sua concorrência. Estude tudo o que eles fizerem, desde o produto, preço, prazo, praça, enfim todos os pontos cruciais para ganhar uma venda, mas vá mais a fundo. Veja se está fazendo alguma parceria com ONGs ou similares, lembre-se é Natal e o espírito natalino com certeza pode ajudar.
Parcerias ou projetos beneficentes que ajudam
Como levantado no item anterior, fazer divulgação de ONGs, cartinhas dos correios e similares mexe com as pessoas nesta época. Criar promoções envolvendo estes itens pode ser uma grande sacada. Crie descontos, cupons, ofereça serviços gratuitos. Enfim, crie algo usando estes temas, vai dar o que falar e de quebra você ajuda a ajudar.
Frete grátis, cuidado com a entrega
Você pode oferecer este benefício que ainda é um belo chamariz, mas sempre mantenha seu cliente informado de datas, possíveis greves, demoras e outras ameaças que vão além do seu controle. Tente uma parceria com serviços de entrega local e arredores. Consulte alguma transportadora que ofereça menor custo e maior benefício, corra atrás disso, pode ser esse o diferencial que vai vender mais.
Defina todos os passos desde o começo (vídeos com teasers, posts, e-mail marketing e outras peças) até o final (entrega e cupons). Case seus benefícios e não esqueça o principal, o seu atendimento. Só volta quem é bem tratado e na hora da venda, a negociação é crucial para seu resultado. Neste natal aproveite estas dicas, faça sua campanha de promoção valer a pena e venda muito mais.
Cynthia Akao é sócia fundadora da agência WV_Todoz