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Competição sadia

Atualmente os consumidores têm ferramentas à disposição que fazem valer seus direitos. Desta forma o cliente está mais exigente. O novo perfil do consumidor gera a competitividade entre as empresas, que buscam cada vez mais maneiras alternativas e inovadoras para ganhar o cliente. O pensamento é de Consuleo Amorim, presidente da Sigma, que em entrevista exclusiva comenta as principais transformações do mercado nos últimos 10 anos.
ClienteSA – Quais as principais mudanças que enxerga do mercado nesses últimos 10 anos?
Consuelo Amorim – Considero intensa a evolução nesta última década. Os clientes, mais conscientes dos direitos, puderam ver claramente as alternativas e características dos produtos e serviços, fortalecendo a competitividade sadia entre empresas. Além disso, presenciamos o surgimento de um novo consumidor, vindo das classes menos favorecidas. Também se passou a valorizar o SAC, fazendo com que a importância do bom atendimento fosse incluída na filosofia corporativa. E tem as redes sociais que fizeram valer os direitos dos consumidores.
Quem era a Sigma há 10 anos e quem ela é hoje?
A Sigma existe há pouco mais de sete anos, mas está na área de gestão de clientes somente há cinco. Atuamos com segmentos que requerem atendimento diferenciado. Inicialmente a proposta era trabalhar a retenção de clientes do setor de consórcios, desde a negociação simples até a cobrança judicial. Com o tempo, os contratantes sinalizaram a oportunidade de terceirizar outros serviços, manifestando a necessidade de prestadores menos ´mecanizados´. Foi quando decidimos ampliar nossa atuação.

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Competição sadia



O maior impacto da portabilidade numérica  será na telefonia fixa porque na móvel já existe migração de operadoras. A avaliação é de Carlos Cupo, diretor territorial da Tim em São Paulo. Para o executivo, até o momento os clientes de alto valor do mercado fixo estavam presos às concessionárias existentes. Dentro dessa visão, a Tim aposta em ofertas para os diversos perfis de usuários, como descontos em aparelhos, para atrair novos clientes e manter os atuais. Nesta entrevista exclusiva, Marussi fala sobre as estratégias da empresa e como fica o mercado com a portabilidade numérica.

 

ClienteSA – Quais as principais mudanças trazidas pela portabilidade?

Cupo – Para a Tim, a portabilidade numérica trará ao mercado uma competição sadia, sobretudo na telefonia fixa, segmento com pouca concorrência. Acreditamos também que os usuários serão os maiores beneficiados, pois, ao manter o mesmo número de telefone, terão a opção de mudar para a operadora que prestar o serviço mais adequado. Temos um portfólio de planos tarifários convenientes para os clientes em utilização de serviços e tarifas. Além disso, estamos presente em todos os estados do País sendo uma opção vantajosa tanto para o mercado móvel quanto para o mercado fixo.

 

Qual a avaliação da Tim para o primeiro mês de portabilidade, independente dos balanços numéricos?

A Tim está processando todas as solicitações de portabilidade numérica de acordo com os procedimentos vigentes, porém, avaliamos que ainda é cedo para fazer um balanço para divulgação.

 

Como será a concorrência da Tim na telefonia fixa?

Gostaria de começar esta resposta lembrando do resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope recentemente com uma amostra de municípios com mais de 10 mil habitantes e cobertura móvel – aproximadamente 39 milhões de domicílios – ela indica que cerca de 18 milhões não possuem telefone fixo residencial e uma das principais barreiras para isso é o preço. Com o Tim Fixo, a Tim passa a ser uma alternativa para oferecer o menor comprometimento mensal para o usuário ter o número fixo.

 

Há também os clientes insatisfeitos com a atual operadora e a Tim pode ser uma alternativa com a portabilidade numérica. Traçamos uma estratégia para sermos uma empresa de comunicação completa. Esse caminho começou a ser desenhado em 2006, com Tim Casa, uma solução de home zone. No ano passado, lançamos o Tim Casa Flex, um produto convergente e, agora oferecemos um telefone fixo residencial. Enxergamos o mercado de telefonia fixa como potencial, pois ele representa uma grande oportunidade para a Tim, que passa a oferecer uma nova opção para os clientes.

 

A solução desenvolvida pela Tim é simples na oferta e na tecnologia, pois está baseada na rede móvel, o que a torna mais atraente, ou seja, qualquer cliente pode ter um telefone fixo em casa, além do valor do plano existe a facilidade de instalação: o próprio cliente leva o aparelho para casa e pluga diretamente na tomada sem a necessidade de chamar um técnico para isso.

 

Quais as estratégias da Tim para manter os clientes?

Estamos trabalhando em ofertas cada vez mais vantajosas para os diversos perfis de clientes, visando oferecer sempre a melhor relação custo-benefício. Nós desenvolvemos ofertas interessantes para atrair novos clientes da concorrência, sejam eles ‘portados’ ou não. Entre as vantagens que estamos oferecendo estão descontos em aparelhos. Cada cliente deverá avaliar as melhores opções e ofertas comerciais à disposição.

 

O que muda na concorrência entre as operadoras neste novo contexto da portabilidade?

Acreditamos que todas as operadoras vão oferecer vantagens interessantes para os clientes e também aos da concorrência, para atraí-los, o que certamente beneficiará o consumidor. Há também os clientes de alto valor do mercado fixo, que estavam presos às concessionárias existentes. O maior impacto da portabilidade será na telefonia fixa porque na móvel já existe migração de operadoras. Existe uma grande oportunidade de mercado na telefonia fixa tanto para nós, que temos presença nacional, como para o consumidor, porque hoje a alternativa na fixa é muito restrita. Nas móveis, as operadoras vão oferecer vantagens aos clientes, atendê-los bem e buscar capturar os da concorrência que não estão satisfeitos. Com a portabilidade, a Tim se apresentará ainda mais como a melhor opção.

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